Muitas das minhas aulas sobre Análise Crítica da Mídia, para o curso de Jornalismo Multimídia da Unimonte foram dedicadas à Tv brasileira.
Muitas também foram as discussões. Para uns, a TV é um lixo, só tem o que não presta. Para outros, ela apenas é o reflexo da sociedade.
Alguns arriscam dizer que nós, jornalistas, somos os culpados pelo lixo eletrônico; mas há quem aponte o dedo para os empresários e seus pequenos vícios da ganância e lucro a qualquer preço.
Mesmo que esse preço seja ajudar a formar uma sociedade alienada, infantilizada, "voyerista", que tem uma vida tão sem graça que passa horas vendo a vida fantasiosa de pessoas escolhidas a dedo para animarem o tédio e desinteresse da realidade que assola milhares de brasileiros.
Mas também há inteligência na TV brasileira, com emissoras e programas muito legais. Pena que são assistidos geralmente por aqueles que não precisam tanto de inteligência e vida, pois têm as próprias já desenvolvidas.
São motivo de orgulho e prazer as TVs Cultura, Futura, Senac/Sesi/Senai... e vários programas de algumas emissoras, feitos realmente para a sociedade, com o compromisso da diversão e da informação, mas sem esquecer da dignidade.
É para esse tipo de TV brasileira que dou os parabéns pelos 60 anos que serão completados nesta sexta-feira, dia 18.
E aí vai uma dica pra quem gosta desse tema que envolve história, antropologia, sociologia e comunicação: acaba de ser lançado pela Contexto o livro: História da televisão no Brasil, que tem por organizadores Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo.
Muito, muito bom!
Serviço:
Formato:16x23 cm
352 páginas
Preço: R$49,90
Contatos: imprensa@editoracontexto.com.br
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário