Faz tempo que não escrevo no meu blog. Falta de tempo? De iniciativa? De ânimo? De novidade? Talvez um pouco de tudo isso.
Mas não estou desligada dos fatos que dizem respeito à minha profissão. E recebo hoje, de Pedro Pomar, uma boa notícia, que faço questão de passar a vocês, que acreditam no Jornalismo como uma das profissões importantes para um país. Desde que executada por profissionais preparados para tal, nos bancos universitários.
Segue o texto do Pomar:
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina derrubou, em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (30), por 24 votos contra 1, o veto do governador Raimundo Colombo (DEM/SC) ao Projeto de Lei Complementar 63/2010. Superado o quorum mínimo necessário de 21 votos, a exigência de diploma de Jornalismo para a ocupação de cargos na área de comunicação na administração direta e indireta catarinense agora é lei.
Aprovado por unanimidade no final do ano passado, o PLC 63/2010, de autoria do deputado Kennedy Nunes (PP/SC), foi vetado pelo governador sob o argumento de inconstitucionalidade por conflitar com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em 2009, derrubou a exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão.
Descontente com tal posição, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina desenvolveu um intenso trabalho de contato e convencimento dos parlamentares, bem como de mobilização da categoria em defesa do projeto. A FENAJ encaminhou documento aos parlamentares com decisões judiciais sustentando que a exigência do diploma em concursos públicos não é inconstitucional.
Após a divulgação do resultado da votação secreta no placar eletrônico, sindicalistas, profissionais e estudantes que acompanharam a sessão comemoraram nas galerias e na Sala de Imprensa da ALESC. De acordo com o autor do projeto, a decisão dos parlamentares assegura a qualidade na prestação de serviços de informação pelo poder público estadual.
Santa Catarina é o segundo estado onde o veto governamental a projetos com este conteúdo é derrubado. Pioneiro em tal postura o Legislativo gaúcho derrubou, em maio do ano passado, o veto da então governadora Yeda Crusius (PSDB/RS) ao projeto de lei 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB/RS).
Com informações da Assessoria de Imprensa da ALESC
http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=3315
quinta-feira, 31 de março de 2011
Exigência de diploma em Jornalismo para cargos públicos agora é lei em SC
Postado por
Arylce Tomaz
às
17:18
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário