sábado, 31 de outubro de 2009

Placar do voto do diploma na CCJC está na página da FENAJ

Acesse em www.fenaj.org.br o placar com a tendência dos votos dos parlamentares da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara que, na quarta-feira, dia 4, deve apreciar a PEC que restabelece a exigência do diploma universitário para o exercício do Jornalismo.

O placar está logo acima da janela "Eu apoio a regulamentação".

Envie mensagens aos deputados, reivindicando a aprovação da PEC pela CCJC.

Fonte: Fenaj.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ainda não foi desta vez

Votação da PEC dos Jornalistas é adiada novamente

Fonte: Fenaj.
Ao contrário do que se esperava, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados não apreciou, ontem, a Proposta de Emenda Constitucional 386/09.

Numa iniciativa protelatória, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) apresentou voto contrário a PEC dos Jornalistas no dia anterior. Apoiadores da proposta concentrarão esforços para que a proposta seja votada na reunião da CCJC do dia 4 de novembro.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VAMOS GARANTIR A APROVAÇÃO DA PEC DO DIPLOMA NA CCJ DA CÂMARA NESTA QUARTA-FEIRA!

Fonte: Valci Zuculoto
Diretora de Educação da FENAJ
pelo GT Coordenação Nacional da Campanha em Defesa da Profissão

listmail@fenaj.org.br


Colegas,

Vamos a luta pela garantia da aprovação da PEC_Diploma para Jornalista!!
Abaixo e em anexo, encaminhamos a lista, com os contatos, dos deputados que integram a Comissão.



A PEC que tramita na Câmara, resgatando a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo, será votada nesta quarta-feira, dia 28, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A Proposta que entra em votação é a de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), e tem como relator, na Comissão, o deputado Maurício Rands (PT-PE). Participe da campanha em defesa da profissão e envie mensagens aos parlamentares da CCJ, pedindo a aprovação desta PEC. Abaixo e em anexo, encaminhamos a lista, com os contatos, dos deputados que integram a Comissão.

Também continue trabalhando pela ampliação dos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, que já conta com mais de 240 participantes, buscando a adesão dos deputados e senadores do seu estado e/ou região que ainda não aderiram.

Jornalista com diploma!

Melhor para o Jornalismo. Melhor para a sociedade.



Será nossa primeira grande vitória na mobilização para resgatar um dos pilares da regulamentação profissional do jornalista. Será nossa primeira grande vitória no enfrentamento da ameaça de desregulamentação, imposta pelo STF não apenas à profissão do jornalista, mas às demais profissões e à própria sociedade na sua luta pelo controle público e democratização da comunicação.
Mais informações em www.fenaj.org.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Confecom

O Diário Oficial do Município publicou hoje a convocação da I Conferência de Comunicação da Cidade de São Paulo para 6 e 7 de novembro de 2009.
Vários Estados/municípios já realizaram suas conferências, tendo por meta prepararem documentos com vistas à Conferência Nacional de Comunicação - Confecom.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prêmio Vladimir Herzog

A cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog acontece na segunda-feira, 26 de outubro, às 19h30, no Tuca (Teatro da Pontifícia Universidade Católica), na Rua Monte Alegre, 1.024, em São Paulo (SP).

Entre os premiados, duas colegas ligadas ao nosso coletivo Sindicato é Pra Lutar!: Lúcia Rodrigues e Tatiana Merlino.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Apijor em Manaus

A Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais - Apijor, responsável por zelar pelos direitos autorais dos jornalistas profissionais, também está em Manaus.

Presidida por Paulo Cannabrava Filho, a Apijor acaba de formalizar a presença da entidade no Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, onde está representada pelo repórter fotográfico Raimundo Valentim. O advogado Jorge Guimarães está credenciado para realizar consultas e atendimento referentes a Direitos Autorais.

São devidamente credenciados pela Apijor os sindicatos dos Jornalistas de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, do Amazonas, do município do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

Fonte: Vanessa Silva/Apijor

sábado, 17 de outubro de 2009

Google terá livraria digital em 2010

Google Books


A Google, empresa de busca de informações, avança por outros setores da internet e pretende entrar pelo mundo dos livros. Para tanto, está digitalizando milhões de livros em parcerias com diversas bibliotecas e universidades nos Estados Unidos e outros países, como a Espanha.

A livraria digital deverá ser lançada no primeiro semestre de 2010, com livros em formatos que poderão ser lidos por qualquer aparelho de leitura. O mercado é dominado atualmente, pelo leitor Kindle, da Amazon, com tecnologia proprietária.

A Google Editions (Edições Google) deverá oferecer já em 2010 um catálogo com meio milhão de livros eletrônicos.

Editores de diversos países europeus reclamam da violação de direitos autorais por parte da empresa.

Fonte: site Apijor.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Projeto Oasis

Foram dois dias de muito trabalho, entusiasmo e dedicação, onde pudemos doar um pouco do nosso tempo para a comunidade da Alemoa. A turma de Jornalismo, como sempre, além de pegar duro no trabalho, ainda fez a cobertura jornalística.
Sentimos o prazer do voluntariado, um ato de doação despretensioso, calcado no amor ao próximo. Valeu!!!

Assista os vídeos:
Projeto Oasis - Vídeo 1
Projeto Oasis - Vídeo 2
Projeto Oasis - Vídeo 3
Projeto Oasis - Vídeo 4

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Meu dia

Hoje é um dos meus dias. O dia do professor.

Jornalista, professora, voluntária, dona de casa, mãe, mulher, etc, etc, etc...

Quantas funções! Mas ser professora, com certeza, é bom demais.

Porque é sendo professora que aprendo todos os dias, com gente que quer aprender.

Vivo rodeada de pessoas interessantes, educadas, gentis, que me respeitam e são amigas. E não é todo mundo que tem essa oportunidade.

Por isso, no Dia do Professor, envio um abraço bem gostoso a todos os meus alunos.

Cada um, um pedacinho de mim, do meu saber, do meu ser.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ministério das Comunicações abre 170 vagas para concurso público

O Ministério das Comunicações abre 170 vagas para ser preenchidas por concurso público. Para técnico de comunicação social são cinco vagas, com exigência de graduação em jornalismo. As atividades são desempenhadas em Brasília. A realização da prova também será na capital.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 13/10 no sítio da Cetro Concursos. O edital pode ser encontrado clicando no site do Portal do Autor: www.portaldoautor.org.br.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Público dá mais valor à qualidade da informação do que à plataforma em que é divulgada

Pesquisa realizada pelo Ibope Mídia em São Paulo sobre a qualidade da informação revelou que 81% dos 800 entrevistados consideram mais importante a qualidade da informação do que a plataforma onde ela é veiculada: jornal, revista, celular, rede social, blogue...

(Leia mais no site do Portal do Autor: www.portaldoautor.org.br).

domingo, 4 de outubro de 2009

Fenaj terá novo modelo de carteira profissional

Os jornalistas associados à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) terão nova carteira profissional da categoria. O documento deixará de ser emitido em papel moeda e passará a ser feito em cartão de policarbonato com elementos rígidos de segurança para evitar falsificação.

Mais informações sobre a nova carterinha da Fenaj podem ser obtidas na Delegacia de Santos do Sindicato dos Jornalistas, na Rua Martim Afonso, 99, 6º andar, Centro.

sábado, 3 de outubro de 2009

Sem medo de se expor

Esse é o meu artigo publicado nesta semana,no jornal Notícias do Ipiranga, de São Paulo.

Sem medo de se expor.

Numa sala de aula nem todos os alunos são participativos. Enquanto parte da turma não se sente constrangida em fazer perguntas, dar exemplos e afirmar que ainda tem dúvidas sobre a lição, há aqueles que permanecem calados, isolados, quase que num mundo à parte.

É comum percebermos a expressão de angústia estampada no rosto do aluno que não consegue acompanhar a explicação e tem vergonha de dizer que não entendeu a matéria. Da angústia para o desinteresse é só pequeno passo. Quando esse ponto é atingido, tudo é mais difícil: para o aluno, para o professor, para os pais, para o país.

A participação em sala de aula tem tudo a ver com a participação na família. A exclusão familiar é uma realidade. Ainda hoje há quem eduque os filhos sob a falsa premissa de que filhos não têm que dar palpite em conversas de adultos, que criança não tem noção do que acontece ao seu redor, e por aí vai.

É em casa que nossos filhos devem ter a liberdade de se posicionarem sobre o veem, sentem, vivenciam. É quando devem ser orientados para o posicionamento de idéias e opiniões dos colegas e amigos.
Estimular a pessoa, seja ela criança, adolescente, jovem ou adulto, a se expressar com responsabilidade, é educar para a participação social. Discutir livremente e propor soluções com liberdade é essencial para a transformação individual.

É indispensável ao crescimento podermos contribuir com opiniões, sabendo que elas poderão ou não ser acatadas. Mas, cientes de que o que dissemos foi ouvido, analisado, ponderado.

Participar é não ser excluído. Inclusão é fator importante da aprendizagem escolar, do convício familiar, da formação do cidadão consciente e responsável.
É tarefa que se inicia na família e se estende à escola, e que serve para toda a vida.

Pessoas conscientes e livres para expor seus pontos de vista, que saibam respeitar os contrários, aprendem a externar fatos importantes e, muitas vezes, influenciam nos destinos de um país.