Esse é o meu artigo publicado nesta semana,no jornal Notícias do Ipiranga, de São Paulo.
Sem medo de se expor.
Numa sala de aula nem todos os alunos são participativos. Enquanto parte da turma não se sente constrangida em fazer perguntas, dar exemplos e afirmar que ainda tem dúvidas sobre a lição, há aqueles que permanecem calados, isolados, quase que num mundo à parte.
É comum percebermos a expressão de angústia estampada no rosto do aluno que não consegue acompanhar a explicação e tem vergonha de dizer que não entendeu a matéria. Da angústia para o desinteresse é só pequeno passo. Quando esse ponto é atingido, tudo é mais difícil: para o aluno, para o professor, para os pais, para o país.
A participação em sala de aula tem tudo a ver com a participação na família. A exclusão familiar é uma realidade. Ainda hoje há quem eduque os filhos sob a falsa premissa de que filhos não têm que dar palpite em conversas de adultos, que criança não tem noção do que acontece ao seu redor, e por aí vai.
É em casa que nossos filhos devem ter a liberdade de se posicionarem sobre o veem, sentem, vivenciam. É quando devem ser orientados para o posicionamento de idéias e opiniões dos colegas e amigos.
Estimular a pessoa, seja ela criança, adolescente, jovem ou adulto, a se expressar com responsabilidade, é educar para a participação social. Discutir livremente e propor soluções com liberdade é essencial para a transformação individual.
É indispensável ao crescimento podermos contribuir com opiniões, sabendo que elas poderão ou não ser acatadas. Mas, cientes de que o que dissemos foi ouvido, analisado, ponderado.
Participar é não ser excluído. Inclusão é fator importante da aprendizagem escolar, do convício familiar, da formação do cidadão consciente e responsável.
É tarefa que se inicia na família e se estende à escola, e que serve para toda a vida.
Pessoas conscientes e livres para expor seus pontos de vista, que saibam respeitar os contrários, aprendem a externar fatos importantes e, muitas vezes, influenciam nos destinos de um país.
sábado, 3 de outubro de 2009
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