quarta-feira, 10 de março de 2010

Igrejas Evangélicas e a Mídia no Brasil, na 6ª, para alunos de Jornalismo

A jornalista e mestranda em Comunicação Social Eliana Motta estará na Unimonte, na próxima sexta (12), a partir das 19h10, quando exporá o tema Igrejas Evangélicas e a Mídia no Brasil: uma Análise do Discurso da revista Veja em relação às igrejas evangélicas.

Eliana, que se graduou em Jornalismo pela Unimonte e hoje faz mestrado na Universidade Metodista de São Paulo, falará para os alunos de Jornalismo Multimídia - disciplina Análise Crítica da Mídia, na Sala 10-A do Campus Rangel Pestana - Vila Mathias. O encontro é aberto a todos os interessados no tema.

A jornalista explica que o objetivo específico do projeto que ela vai expor é estudar a abordagem da revista Veja em relação às Igrejas Evangélicas, por meio da Análise do Discurso, no período de 1999 a 2009, em suas narrativas e articulações do discurso.

"Esse Projeto não objetiva “julgar” certo ou errado o procedimento das diferentes tendências religiosas do protestantismo brasileiro", diz.

Será apresentado um Estudo de Caso sobre a Igreja Renascer em Cristo, onde será exposta uma pesquisa inicial, que tem como problemática e objetivo principal, estudar a produção jornalística do periódico, atentando para questões pontuais que norteam a profissão como: ética, subjetividade, neutralidade, objetividade, para descobrir e entender como as matérias veiculadas na revista produzem convicções, crenças e percepções sobre a identidade social dos evangélicos no Brasil.

O projeto situa-se na interface entre os estudos de produção e de recepção dos produtos mediáticos. Embora tenha como base a área da Comunicação, este estudo dialoga com as Ciências Sociais em geral, de modo particular com a Antropologia e com da Sociologia.

Além disso, privilegia-se uma abordagem interdisciplinar combinando técnicas da Análise do Discurso (AD) com referenciais teóricos dos estudos comunicacionais.

O estudo visa facilitar o diálogo entre a sociedade, entidades religiosas e profissionais envolvidos na produção de mensagens mediáticas, resgatando os valores éticos do profissional de comunicação.

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