quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Edição especial de Caros Amigos mostra o que é o verdadeiro jornalismo documental

Chega às bancas de todo o país esta semana, uma edição muito especial da revista Caros Amigos, dedicada à questão indígena no país, hoje.

A iniciativa editorial de Hamilton Octávio de Souza foi trabalhada durante mais de seis meses e procura destacar, sobretudo, situações conflituosas por todo o país, particularmente, a questão guarani-kaiowá, a situação dos Tupinambá e o caso de Belo Monte, entre outras.

Segundo o editor, a edição especial confirma que, de norte a sul e de leste a oeste, as mais variadas violências são praticadas contra os povos originários do Brasil.

"Estradas cortam as reservas e promovem a invasão bárbara com todos os tipos de aventureiros. Hidrelétricas inundam as terras e matam o sustento natural. O desenvolvimentismo a qualquer preço cuida do econômico e não se importa com o humano. O agronegócio grila as terras indígenas e mantém a posse com jagunços e a conivência das autoridades. O quadro geral é de genocídio e de resistência. Os povos indígenas do Brasil tentam sobreviver diante de tanta adversidade; tentam resgatar a dignidade diante de inimigos poderosos. O seu presente está ameaçado", afirma.


"Genocínio e resistência dos índios do Brasil" é o nome dessa edição especial.

Nenhum comentário: