segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dúvidas

Estamos no auge do período das dúvidas dos jovens que pretendem fazer um curso superior e não sabem o que escolher. As ofertas são inúmeras e cada vez mais diversificadas.

Os que têm mais experiência sabem que viver é lidar com dúvidas - algumas passageiras, outras eternas. E nem sempre sabemos se nossa escolha foi a mais acertada.

Que dirá um jovem de 17, 18 anos. Exigir que eles decidam, com tão pouca idade, a profissão que deverão - em hipótese - exercer pelo resto de suas vidas, é pedir demais, é quase cruel.

Uns têm a facilidade de conhecer algumas profissões mais de perto, por terem pais ou parentes cujas atividades permitem essa proximidade.

Mas a maioria dos nossos jovens não tem pais e parentes que exercem atividades que exijam curso de graduação. Não tem em quem se espelhar, como fazer comparações.

Resta, então, ler muito, se informar, aproveitar ao máximo as oportunidades que as instituições oferecem ao abrirem suas portas aos estudantes para que estes conheçam laboratórios, conversem com professores e outros profissionais das diferentes áreas.

As comparações surgirão normalmente e nem todas as dúvidas serão sanadas. Isso tanto é verdade, que o número de primeiroanistas de cursos superiores que desistem da faculdade ainda no primeiro ano é significativo, beira os 15%.

Mas, mesmo a desistência é válida. Mostra que foi feita uma opção e, desta vez, mais consciente.

Portanto, esse período de dúvidas deve ser vivido sem traumas. Optar não é fácil, pois quando fazemos uma escolha descartamos outras, e nem sempre estamos preparados para isso.

Mas, se lembrarmos que a todo instante fazemos opções - ou somos obrigados a fazê-las - a carga fica mais leve.

Afinal, o que importa de verdade é aprender a ser feliz com as escolhas que fazemos, ou ao termos coragem de mudá-las.

Nenhum comentário: