Há palavras que não são constantes no nosso cotidiano e cátedra é uma delas.
Poucos estudantes têm contato com o termo, não sabem seu significado e importância.
Dá-se o nome de cátedra às alianças entre determinada empresa e um curso de graduação, através das quais disciplinas de um currículo são ministradas/ampliadas periodicamente por profissionais atuantes nas empresas.
Há cátedras voltadas aos graduandos e também aos profissionais e ao público em geral.
Existem várias cátedras de Comunicação (em especial Jornalismo), algumas muito conhecidas e respeitadas. Exemplos:
Cátedra da Unesco/IMS de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, parceria entre a Unesco (organismo da ONU) e o Instituto Metodista de Ensino Superior.
Cátedra Octávio Frias de Oliveira e Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) em conjunto com a Folha de São Paulo.
Cátedra do Instituto RBS - Diário Catarinense e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Cátedra IstoÉ e Universidade São Judas.
Normas éticas regem as cátedras, que têm coordenadores nas faculdades e empresas.
As ações das cátedras envolvem visitas técnicas, seminários, aulas expositivas semanais, apoio a pesquisas e a trabalhos de conclusão de curso, cursos de especialização, entre outros.
Bom para as empresas que ganham bônus para seus balanços sociais e bom para os estudantes e recém-formados, que conquistam diferenciais diante da concorrência e se aproximam da realidade do mercado de trabalho.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
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