quinta-feira, 27 de maio de 2010

ALUNOS DE JORNALISMO MULTIMÍDIA DIVULGAM ONG QUE TRABALHA COM TAA-TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

A divulgação do trabalho da Ong Pegadas e Passos vai ser feita nesta quinta-feira, dia 27 de maio (hoje), no campus Victório Lanza; e na sexta-feira, dia 28 (amanhã), no campus Vila Mathias.

No intervalo das aulas do período noturno, os alunos de Jornalismo Multímidia da Unimonte promovem, em parceria com a entidade, uma demonstração das técnicas de Terapia Assistida por Animais, mais conhecida como TAA.

A ong utiliza esse método terapêutico no tratamento de crianças autistas, em Santos e São VIcente. Cães treinados interagem com os pacientes, ajudando no trabalhos de questões relacionadas à motivação, concentração, atenção e socialização, entre outros aspectos.

Segundo a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, a TAA, ou pet terapia, é uma técnica útil na socialização de pessoas, na psicoterapia e nos tratamentos de pacientes com deficiências.

Ela também pode ser utilizada para diminuiar a ansiedade causada por doenças graves, como o câncer e o mal de Alzheimer.Muitas espécies de animais podem ser usadas com esses fins terapêuticos, mas os cavalos e os cães são as mais comuns.

A TAA surgiu na Inglaterra, no século dezoito e hoje é desenvolvida por várias associações no mundo inteiro.

A demonstração de TAA na Unimonte é aberta ao público, mas deve interessar, sobretudo, a alunos e profissioanais de pedagogia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e medicina do trabalho.

Tidir III
A promoção dos dois eventos fazem parte do trabalho prático da disciplina de Tidir III- Trabalhos Interdisciplinares Dirigidos, do terceiro módulo de Jornalismo Multimídia da Unimonte.

Nenhum comentário: