terça-feira, 4 de maio de 2010

Mídia e Sustentabilidade é tema de palestra de escritora portuguesa na Unimonte, nesta sexta.

Aberto ao público, encontro será na Unimonte, por meio de iniciativa do curso de Jornalismo Multimídia da Faculdade de Comunicação Social.


Em tempos em que debates sobre sustentabilidade estão cada vez mais em voga, será que os veículos de comunicação tratam o assunto com o destaque que ele merece?

Esta será uma das perguntas que a jornalista e escritora portuguesa Sandrine Lage vai responder aos participantes da palestra ‘Mídia e Sustentabilidade – o poder de (in)formar’.

Aberto ao público em geral, o encontro ocorrerá em 7 de maio (próxima sexta-feira), às 19h30, no auditório da Unidade Vila Mathias da Unimonte (Av. Rangel Pestana, 99). A iniciativa é do curso de Jornalismo Multimídia da faculdade.

Sandrine explicará como a mídia trata a temática da sustentabilidade ao redor do mundo e quais aspectos precisam ser melhorados. E ela pauta suas explanações com a propriedade de alguém que pode ser considerada uma veterana na abordagem do assunto. Autora do livro que dá nome a sua palestra – Mídia e Sustentabilidade – o poder de (in)formar -, ela iniciou sua carreira como jornalista e editora de projetos editoriais pioneiros em Portugal sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE), sustentabilidade e consumo consciente, dedicando-se também à pesquisa das melhores formas de comunicação destas linhas de interesse.

Entre as pesquisas promovidas por Sandrine está uma realizada com o jornal britânico ‘The Guardian’, na qual se revela que as matérias sobre sustentabilidade destacadas no veículo influenciaram 74% dos leitores a economizar energia e outros 61% a trabalhar com reciclagem e re-uso.

Sandrine Lage possui o título de Mestre em Ciências da Sustentabilidade pela Universidade de Cranfield, no Reino Unido, com a tese ‘Como melhorar a comunicação da sustentabilidade na mídia’, baseada no case do jornal britânico ‘The Guardian’. Ela publica regularmente artigos na imprensa de Portugal e, mais recentemente, brasileira, e participa também de programas de TV e rádio portuguesas, bem como de conferências e seminários para divulgar as melhores práticas de sustentabilidade em Portugal e em Moçambique.

Mais do que enriquecer os conhecimentos acerca de um tema bastante discutido no mundo atual, quem estiver presente ao evento poderá também participar de um concurso de artigos sobre o tema ‘A Agenda da Sustentabilidade nos Meios de Comunicação Brasileiros’.

O melhor texto, escolhido pela própria jornalista, será publicado na revista digital Envolverde e o autor receberá um exemplar do livro da palestrante. O concurso, lembrando, será válido apenas para participantes do evento.

Fonte: Marcorp/Unimonte

Nenhum comentário: