quarta-feira, 11 de março de 2009

Nova versão do programa de estágio em Jornalismo

Está disponível no site da FENAJ a versão 2008 do Programa Nacional de Estágio Acadêmico em Jornalismo, aprovada no 33º Congresso Nacional dos Jornalistas. O Departamento de Educação da FENAJ buscará o consenso em torno da proposta com as entidades nacionais representativas dos professores e estudantes de Jornalismo.

Atualizada no II Seminário Nacional de Avaliação do Programa Nacional de Estágio Acadêmico em Jornalismo, realizado em Florianópolis, em março de 2008 e aprovada no Congresso Nacional da categoria realizado em agosto passado, em São Paulo, a nova versão do Programa Nacional de Estágio Acadêmico em Jornalismo será discutida mais aprofundadamente agora com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e com a Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação (ENECOS). Uma Comissão com dois representantes de cada uma das três entidades buscará um consenso, num período de três meses, para a formulação final do Programa.

“Para a aprovação final da categoria profissional, a FENAJ submeterá o resultado do consenso ao referendo do seu Conselho de Representantes, formado por dirigentes dos 31 Sindicatos de Jornalistas”, explica Valci Zuculoto, diretora do departamento de Educação da FENAJ. A orientação da Federação é de que, até que se alcance o consenso, os Sindicatos de Jornalistas devem continuar buscando a aplicação de uma normatização de estágio negociada com cada escola. “Isto sempre alertando que está em curso a formatação de um Programa Nacional que deverão buscar cumprir após sua aprovação final”.

Também é orientação nacional combater qualquer estágio irregular em execução. Para tanto, os Sindicatos também são orientados a continuar solicitando às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), e, no caso de não atendimento, ao Ministério Público do Trabalho, fiscalizações para extinguir práticas irregulares.

Fonte: Boletim da Fenaj

Nenhum comentário: