quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Câmara de Maceió aprova lei que exige diploma para cargos em jornalismo

Um exemplo a ser seguido pelas Câmaras Municipais e órgãos públicos, em defesa da exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Contrariando decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a exigência do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão, a Câmara Municipal de Maceió, em Alagoas, aprovou, nesta terça-feira (25/08), a obrigatoriedade do ensino superior para profissionais contratados pelos poderes Executivo e Legislativo da cidade.
"Estamos corrigindo, pelo menos em parte, o desserviço social provocado pela decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a exigência de diploma universitário específico para o exercício da profissão de jornalista. A formação superior elevou, e muito, a qualidade do direito constitucional que todos temos a uma informação de qualidade", afirma a autora da lei, vereadora Tereza Neuma (PSB).
De acordo com a lei, profissionais contratados para cargos de comissão, assessorias ou prestação temporária de serviço na em jornalismo terão que ser graduados na área. O mesmo procedimento também será observado para os cargos em publicidade e relações públicas.
"A lei aprovada é perfeitamente constitucional, pois os cargos em comissão são de livre nomeação. E, por isso, a Câmara pode estabelecer a exigência de formação superior para que jornalistas, publicitários e relações públicas ocupem esses cargos na administração pública de Maceió. Agora só falta a sanção do Prefeito", defende a vereadora.


(Fonte: Comunique-se, com informações do site Alagoas 24 Horas, 25/8)

Nenhum comentário: