sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oasis na Alemoa

Meu objetivo, hoje, é divulgar um programa incrível, intitulado Projeto Oasis, do qual estarei participando com mais 200 pessoas, uma delas meu filho Caio, estudante de Oceanografia. Nós dois adoramos trabalhos voluntários e não poderíamos estar fora desse, organizado pela Unimonte/Ânima, e que acontecerá nos próximos dias 13 e 14 de setembro, no bairro Alemoa, em Santos.

Eu estive na reunião do dia 26 à noite, quando foram definidas as obras a serem realizadas no local. A enorme turma, formada por estudantes da Unimonte e de outras instituições de ensino da região, por integrantes de Ongs, clubes de servir, etc, etc - um montão de gente bonita por dentro e por fora -, decidiu desenvolver sete obras. Vai ser uma pauleira! Mas, pela animação de todos, vamos fazer um trabalho inesquecível.

Segundo o site oasisanima.com.br, o Projeto Oasis é um evento de dois dias, que convida uma comunidade a projetar e construir, de forma cooperativa, um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural.

O conceito Oasis, criado pelo Instituto Elos Brasil, é baseado nos livros de história: um oásis oferece esperança, refúgio e estabilidade para viajantes cansados no deserto.

São objetivos do Oasis:
- Promover o desenvolvimento da comunidade local integrado ao desenvolvimento cooperativo de todo um sistema de parceiros que inclui comunidade local e demais parceiros, como Ongs, instituições de classe, poder público, universidades, empresários, profissionais liberais, indivíduos, dentre outros;

- Resgatar a percepção do belo, promover o olhar apreciativo e ampliar a capacidade de cada um propor soluções criativas para as questões críticas do bairro;

- Promover o conceito de brincar de transformar o mundo… juntos. Trazer para o cotidiano dos participantes que é possível transformar o mundo sem sofrimento, sem comprometer a sua liberdade ou autonomia e ainda fazer tudo com muito prazer;

- Promover a prática de valores humanos como: respeito, compaixão, cooperação, aceitação de diferenças etc.;

- Ampliar o nível de informação sobre estratégias de sustentabilidade ambiental, social econômica;

- Executar a restauração ou construção de um sonho comunitário.
Metodologia

A metodologia terá como base o processo de construção coletiva, não como um processo monótono, mas sim de uma forma alegre, em estilo de brincadeira. No primeiro momento será imprescindível a criação de uma aliança enquanto grupo. É necessário que todos fiquem atentos a todos os problemas da comunidade, que reflitam sobre o que pode fazer para atender melhor o bairro, elaborando uma melhor proposta e, por fim, efetuar a ação.



Durante esse processo, o grupo passará pelas seguintes etapas:

1 – Percepção:
- Sair a campo e descobrir as belezas, histórias, recursos, técnicas, locais e sonhos da comunidade escolhida para a realização do OASIS;

- Perceber-se uns aos outros, criar uma identidade comum enquanto grupo.

2 – Preparação:
- World Café (ferramenta de conversação utilizada para a construção coletiva de conhecimento e de decisão).

3 – Informação:
- Um mergulho na realidade do bairro, seus problemas, potencialidades, recursos etc..

4 – Reflexão:
- Como queremos viver aqui? O que podemos fazer para melhorar nossa realidade? Que estratégias podem funcionar?

5 – Ação:
Com a mobilização de recursos físicos, institucionais e financeiros, será realizada uma atividade com o caráter de ação direta para a realização de um sonho comunitário. Com isso, pretende-se sensibilizar os moradores para as questões de maior relevância para o convívio harmônico nesta área ambientalmente sensível. Para tanto, ocorrerão vivências, manifestações artísticas e uma grande celebração.
É isso aí, gente. No ser humano está a força infinita!

Nenhum comentário: