sábado, 5 de dezembro de 2009

ALUNOS DE JORNALISMO MULTIMÍDIA DA UNIMONTE USAM A WEB PARA DISCUTIR O PRESENTE E O FUTURO DO PLANETA

SUSTENTABILIDADE


A turma é de focas, afinal, todos ainda estão cursando o segundo semestre de Jornalismo Multimídia. Mas os alunos já começam a dominar as técnicas jornalísticas e demonstram que escolheram o curso certo, tamanha é a vontade de informar e mediar debates sobre temas de interesse público.

Da necessidade de conscientizar pessoas para a criação de blogs sobre sustentabilidade foi um passo. Hoje, três grupos de estudantes mantêm diários virtuais na web sobre o tema: o http://reciclagemsustentavel.blogspot.com , o http://starsustentavel.blogspot.com e o http://focoverdesustentabilidade.blogspot.com. Os blogs começaram a ser desenvolvidos em setembro e no mês seguinte começaram as primeiras postagens. Hoje, eles já estão recheados de notas, artigos e reportagens.



RECICLAGEM-SUSTENTABILIDADE

Como o nome sugere, o blog “Reciclagem Sustentabilidade” está focado nos assuntos que envolvem reciclagem. As reportagens, sugeridas e desenvolvidas pelos próprios alunos, divulgam pessoas e organizações que se dedicam a transformar o “lixo” produzido pela sociedade em novos produtos, diminuindo o impacto ambiental. Na apresentação do blog está o resumo do que o grupo almeja: “Pretendemos divulgar trabalhos, eventos e entidades que tenham este compromisso com o ambiente, que façam um trabalho sério e voltado à sustentabilidade. Mostraremos o processo e a indústria da reciclagem de forma positiva, buscando incentivar pessoas e instituições para esta prática”.



STAR SUSTENTÁVEL

“Aspirantes a jornalistas que querem mudar a abordagem atual da sustentabilidade”. É assim que os participantes do blog Star Sustentável se definem. O diário traz apenas postagens relacionadas a atores, cantores, jogadores de futebol, políticos, enfim, personalidades com algum destaque na mídia, como Paul Newman, Al Gore e Cafu. Os textos mostram como as celebridades contribuem para o fim da exclusão social, a preservação ambiental, enfim, o que elas fazem para melhorar a qualidade da vida em nosso planeta.

Um dos aspectos interessantes do blog é a cor da tela. Os alunos optaram pela cor preta porque descobriram que uma tela com cores claras faz o monitor consumir mais energia, o que não seria ecossustentável.



FOCO VERDE – SUSTENTABILIDADE

Segundo o grupo criador do blog, a proposta do Foco Verde- Sustentabilidade é “divulgar ações sustentáveis na baixada santista e na mata atlântica que a cerca”. Diferente dos outros dois blogs, que até hoje trabalharam apenas com textos próprios, o Foco Verde aceita colaborações externas (sempre dando créditos aos autores). Apesar do foco na região, os alunos também postam iniciativas sustentáveis registradas em outros pontos do país e mesmo do mundo.

A ideia da criação deste e dos outros blogs surgiu nas aulas da disciplina de Tidir- Trabalho Interdisciplinar Dirigido, ministrada pelo professor Paulo Valiengo, com o apoio dos demais professores do semestre. Os alunos precisavam pesquisar qual era o comportamento da mídia regional em relação ao tema sustentabilidade. Qual o espaço reservado ao assunto. No meio do semestre, eles descobriram que este espaço não era tão grande quanto o tema merecia e criaram os blogs.


Acessem os blogs, façam postagens, estimulem essa iniciativa!

Fonte: Chrystianne Leite
Coord. Jornalismo Multimídia
Unimonte

Nenhum comentário: