quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

“Times” passará a cobrar por conteúdo online em 2010

Fonte: Portal do Autor, com informações do sítio Público de Portugal, Comunique-se e O Globo


A estratégia do grupo News Corp, do magnata Rupert Murdoch, de começar a cobrar pelos conteúdos online dos jornais do conglomerado vai começar pelo diário britânico Times, em 2010.

“Ainda estamos trabalhando nos preços a cobrar. Mas queremos que o leitor pague o equivalente ao preço do jornal para ter acesso à edição do dia na Internet por 24 horas. E depois teremos assinaturas”, declarou James Harding, chefe de redação do jornal. Segundo Harding o objetivo é atacar a cultura do gratuito: “Já vimos quase morrer a indústria musical devido aos acessos gratuitos. Não podemos deixar que aconteça o mesmo com a indústria da informação”, defendeu.

O jornal Wall Street Journal, também do grupo News Corp, é o único que cobra pelo acesso integral aos conteúdos da edição impressa na Internet.



Microsoft negocia para retirar notícias do Google

A companhia de Bill Gates aproveitou o anúncio de que Murdoch pretende cobrar para dispor os conteúdos de seus jornais online para negociar com a News Corp e exibir com exclusividade o conteúdo noticioso da empresa de mídia em seu novo buscador, o Bing, retirando as notícias do conglomerado do Google.

A inserção de conteúdos de propriedade da News Corp, como os jornais The Times e The Sun, entre outros títulos, representaria um grande negócio para o Bing e para a Microsoft.

A gigante do software tem apenas 10% dos serviços de busca, contra 65% do Google, o gigante das buscas. Para mudar essa situação, a Microsoft está apresentando a mesma proposta feita a Murdoch para outras empresas de mídia.

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