segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Jornalismo irresponsável

Mais um ano eleitoral. E, com ele, retomo à necessidade de ressaltarmos a importância do exercício do jornalismo responsável, comprometido com a sociedade.

Seria ingenuidade acreditar num jornalismo imparcial, mas podemos nos posicionar contra o antijornalismo, marcado pelo excesso de opiniões sem apuração, pela seleção deliberada de entrevistados, por não se ouvir todos os envolvidos nos fatos, por se pré-julgar.

Mas, a não manipulação informativa não é responsabilidade apenas do repórter, daquele que vai atrás dos fatos, faz as coberturas. Muito pelo contrário. Eu mesma vivenciei situações em que o editor deu um "toque pessoal" ao meu texto.

Uma das vezes ocorreu com a cobertura da convenção de um determinado partido político. Era um domingo à noite, eu estava de plantão. Quando retornei à Redação, só faltava minha matéria para o fechamento da editoria. Redigi, entreguei, fui embora.

Para meu espanto, vi, no dia seguinte, minha reportagem "retocada" pelo editor de plantão, assumidamente integrante do partido de oposição ao que havia realizado a convenção.

O final dessa história? De minha parte, o total descrédito por alguém que eu acreditava, até então, ser exemplo de um profissional íntegro.

Uma palavra retirada ou substituída ou o corte de uma frase com a "intenção" de diminuir a matéria que deverá caber em espaço pré-diagramado são mais do que suficientes para alterar um texto, esconder fatos, favorecer alguém ou denegrir a imagem de uma pessoa.

Precidamos nos preocupar com o exercício da imprensa honesta e desengajada, sob o risco de gerarmos desinformação ao invés de informação; de fazermos com que a responsabilidade social e a ética, tão fortemente analisadas e discutidas nos bancos acadêmicos, morram com o veneno dos interesses pessoais, facilitados pela manipulação que determinados cargos possibilitam.

Repórteres, editores ou seja lá em que cargo se esteja, estarmos atentos a nós mesmos é fundamental, é o primento passo.

Nenhum comentário: