quarta-feira, 27 de maio de 2009

Contribuições de Eugênio Bucci ao ensino do Jornalismo

Brilhantes e lúcidas as sugestões e argumentações do jornalista, professor e escritor Eugênio Bucci, apresentadas na terceira audiência pública da comissão de professores criada pelo MEC para rever as diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo, realizada em São Paulo, dia 18 de maio.

Bucci parte de um ponto, segundo ele, bem simples: "A imprensa cumpre uma função indispensável à democracia - antes de atender a demandas de mercado. É para a democracia, portanto, que devemos perguntar o que ela espera do jornalismo. Nesse sentido, a formação dos jornalistas deve se organizar em torno do projeto de formar profissionais capazes de entender, criticar e exercer a fiscalização do poder, de modo independente, comprometida com a verdade dos fatos e com o livre trânsito das idéias e opiniões as mais diversas. A comissão, na medida em que julgar necessário, cuidará de especificar em detalhes as habilidades e competências dos profissionais de imprensa e deverá, nessa perspectiva, estabelecer as correspondências entre essas habilidades e competências e os conteúdos oferecidos pelo curso".

Para o jornalista, esses conteúdos devem se articular em torno de sete eixos:

** Linguagens.

** Democracia e Liberdade.

** Estudos da Comunicação.

** Humanidades.

** Reportagem.

** Cultura e Crítica.

** Gestão e Negócio.


As propostas, em detalhes:

I. No eixo das Linguagens, proponho o estudo do estilo, da retórica e da lógica no texto, tanto em ficção como em não-ficção. Aí, também, incluo as linguagens audiovisuais e as técnicas da era digital, que o estudante deve conhecer, compreender e dominar na prática. Já não há sentido na divisão esquemática, hoje ainda em voga nas faculdades, que põe de um lado a disciplina de "jornalismo impresso" e, de outro, o "jornalismo online". Ainda nesse mesmo eixo deveriam comparecer a estatística e a matemática elementar. Em apoio a esse primeiro eixo, teríamos oficinas práticas de gramática e de línguas estrangeiras.

II. Em Democracia e Liberdade, a partir de matérias vindas do Direito e da Ciência Política, o aluno conheceria os fundamentos da democracia, o funcionamento dos poderes e a administração pública. Direitos Humanos, cultura da paz, políticas públicas, transparência e terceiro setor ocupariam lugar de destaque no programa. Legislações de imprensa e História da Imprensa seriam estudadas também aqui.

III. Penso que os Estudos da Comunicação, que vários especialistas consideram um campo estranho ao jornalismo, não podem faltar na formação de bons profissionais. Embora possam ser vistos também no eixo das Linguagens, os temas deste terceiro eixo merecem atenção à parte. Não há muito como escapar: a reflexão sobre os processos comunicacionais mora no âmago da consciência profissional.

IV. Todos afirmam, com razão, que o bom jornalista vem de uma boa formação humanística. A questão é como sistematizar e modelar essa formação. Assim, as Humanidades, no currículo das faculdades de jornalismo, deveriam produzir uma primeira síntese a partir do qual o estudante fosse capaz de mapear esse conhecimento e prosseguir seu aprendizado mais adiante. História, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia (e a Ética), Psicologia e outras entrariam aqui.

V. Reportagem. Nesse eixo essencialmente prático, e de longa extensão durante o curso, o aluno se iniciaria em técnicas de apuração, contato qualificado com as fontes, investigação de contas públicas e da conduta de autoridades etc.

VI. Em Cultura e Crítica seriam vistos, em destaque, as artes, as práticas culturais e sua compreensão crítica. Naturalmente, haveria um forte entrelaçamento entre este e os eixos I, III e IV.

VII. Por fim, e aqui contrariando Pulitzer, penso que o jornalista precisa ter noções sobre governança, planejamento e liderança de equipe logo em sua primeira formação. Isso o ajudará, mais tarde, a empreender novas idéias.


Obs.: A íntegra o trabalho apresentado por Bucci encontra-se no site do Observatório da Imprensa.

Um comentário:

marilucy disse...

achei muito boa a materia