quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Aos meus alunos (de hoje e de sempre)

Hoje é o Dia do Professor.

É estranho parar para pensar num data específica para comemorar as atividades que exerço. Afinal, tem dia do repórter, do jornalista, do comunicólogo, do redator, do professor, da mãe...

Mas decidi escrever no Dia do Professor. Afinal, gosto de ser professora, gosto da atividade que transmite conhecimentos. Talvez, por isso, não me canse de citar Cora Coralina: "Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende com o que ensina".

Gostaria que alguns colegas especiais ao meu coração lessem o que vou escrever, mas o texto abaixo foi pensado, especialmente, para os meus alunos. De hoje, de ontem, de sempre.
Vamos lá.


"A mágica contida em cada minuto desse nosso caminho fala de alentos e propósitos, lutas, valorização, dores, alegrias, lembranças, uma multidão de sensações inexplicadas.

Vivemos juntos dias em que algumas vezes nos sentimos sozinhos e minúsculos. Mas, em compensação, também conhecemos o extraordinário poder da superação que tem a vida, da força com que ela nos impele para enfrentar desafios, ultrapassar dificuldades e aprender.

Vocês escolheram ser jornalistas, eu escolhi ser jornalista e também transmirir a vocês o que sei sobre a profissão, o que vivi e ainda vivo no exercício do Jornalismo.

Isso significa nos expormos à análise diária. Vocês como aprendizes, eu, como transmissora de algum saber que um dia me foi transmitido por outros mestres, pelo exercício profissional, pela vida.

Vocês optaram por uma atividade profissional muitas vezes confundida com a ficção, que coloriu o Jornalismo com um dia-a-dia maravilhoso, cheio de aventuras, onde o repórter combate os males sociais. Creiam: na docência, não é diferente. Os filmes endeusam os professores, os colocam como salvadores dos males da humanidade.

Mas o que a ficção dificilmente mostra é que em qualquer atividade humana, também nós, professores, temos o contato íntimo com realidades nem sempre prazerosas, que o professor é tão humano quanto o aluno e que também lê com olhos diferentes aquilo que o agrada ou que o fere.

Afinal, na vida real, a falta de convivência com os contrários ainda não foi solucionada. É difícil exercer a liberdade de ação, pensamento e expressão com princípios éticos, respeitando o próximo em sua individualidade.

Mas vocês, meus alunos, já fizeram uma escolha, e, pouco a pouco, dão passos em direção ao crescimento, ao aperfeiçoamento.

Os campos do conhecimento vão se alargando, as aspirações se depurando e se enriquecendo com sentidos novos.

Caminham. E ganham consciência de que cada passo que dão à frente, se deparam com a necessidade de mais saber.

Aprendem que nossas conquistas não são mais do que esboços provisórios, superiores aos conhecimentos dos nossos pais, mas que serão substituídos por novas descobertas. Afinal, o presente não é senão uma estação na grande viagem da humanidade.

Aprendem que a vida não pára, que ela é rara, e que ela depende apenas de cada um. Saibam: não importa em quantos pedaços o nosso coração venha a ser partido, o mundo não espera para o consertarmos.

Comparando o que já aprenderam e o que ainda resta a ser explorado no mundo, já sabem que somente com muita reflexão e observação é que se adquire o conhecimento da vida, que se aprende a julgar os homens, a discernir o seu caráter, a resguardar-se dos embustes do mundo.

Um simples curso de graduação não levaria a toda essa percepção. Mas, tenho certeza, vocês têm acesso a outros valores. O conhecimento que adquirem a cada dia, já fez germinar em cada um de vocês a semente de um caminho digno.

O flagelo maior, a ignorância, vocês estão aprendendo a dominar. Ela é um mal soberano onde se processam todos os outros.

É loucura acreditar que conhecemos todas as coisas, mas é sabedoria estudar sempre.

Só o conhecimento permite progredir através de inumeráveis degraus, na perspectiva maravilhosa que o mundo oferece. É ele que possibilita a evolução do ser por si mesmo, construindo-se todos os dias, por seus atos. Pelo conhecimento se pode conquistar corações e mentes.

Conhecimento é poder. Não é o poder do mando, da palavra, da imagem, da seleção e interpretação dos fatos que, enganosamente, criam a ilusão do jornalista super-homem, do professor sabe-tudo.

É pelo livre-arbítrio que fixamos nosso próprio destino, e a vitória que vale a pena é a que aumenta a dignidade e reafirma valores profundos.

E ser digno, em qualquer campo da atividade humana, é transformar o olhar com que contemplamos os nossos semelhantes, confirmando a crença de que estamos todos juntos, na mesma tarefa de viver".

Feliz Dia do Aluno!

3 comentários:

Samuel Rigueiral disse...

Após ler esse texto realmente consigo perceber a "grande viagem" que estamos fazendo atrás de nossos sonhos e conhecimento! Acredito também que às vezes, nós jornalistas (eu em breve), temos essa imagem de herói para a maioria das pessoas. Mas mesmo assim, uma coisa é certa: tenho certeza da profissão que escolhi e a possibilidade de conviver com os meus professores e amigos dentro da faculdade. Só temos que agradecer a chance de sermos futuros "comunicadores sociais"!!!

Feliz Dia dos Professores!!!

Samuel Rigueiral
6º ciclo - jornalismo

Sabichonas disse...

Arylce,

Parabéns pelo seu dia!!! Maravilhoso o texto!!! Continue sendo essa grande profissional que você é!!!

Beijos

Unknown disse...

"É loucura acreditar que conhecemos todas as coisas, mas é sabedoria estudar sempre."

adorei o texto prof, como sempre otimo; parabens pelo blog, abraços