quarta-feira, 8 de outubro de 2008

População é a favor do diploma

Hoje pela manhã, estivemos novamente reunidos na sede de Santos do Sindicato dos Jornalistas, para darmos continuidade aos trabalhos que visam a conscientização e mobilização da sociedade em relação à exigência do diploma de nível superior para o exercício do jornalismo. Lá estavam jornalistas representantes das escolas de jornalismo de Santos e jornalistas sindicalistas.

Um dos ítens expostos foi o resultado da pesquisa de opinião nacional CNT/Sensus, que registra que a grande maioria da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão.

Um total de 74,3% dos entrevistados - foram aplicados 2 mil questionários - se disseram a favor do diploma, 13,9% contra e 11,7% não souberam ou não responderam.

A pesquisa quis saber, ainda, o que o povo acha da criação do Conselho Faderal dos Jornalistas para a regulamentação do exercício da profissão no País, a exemplo das OABs para os advogados e dos CREAs para os engenheiros e arquitetos.

O resultado foi que 74,8% acham que o Conselho deve ser criado, 8,3% são contra, 6,5% responderam que depende, e 10,4% não sabem ou não responderam.

Sobre a pergunta relacionada à credibildiade das notícias, 42,7% disseram que acreditam no que lêem, ouvem ou assistem, 12,2% não acreditam, 41,6% que acreditam parcialmente e 3,5% não sabem ou não responderam.

Com a proximdiade da votação da exigência do diploma pelo Superior Tribunal Federal (STF), o resulto da pesquisa é um importante instrumento para mostrar aos ministros os anseios da sociedade e que a luta pelo diploma não é questão meramente classista, mas de defesa da qualidade da informação a ser oferecida à sociedade.

Afinal, informação e democracia caminham juntas.

Nenhum comentário: