quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O melhor professor

Ser o melhor no que se faz é a meta de todo profissional consciente.

O professor não foge à essa regra. Entretanto, o tipo de prestação de serviço do professor talvez seja o que o coloca tão desconfortavelmente na berlinda, quando analisado no quesito competência.

Ao procuramos um advogado queremos que ele resolva nosso problema, que facilite nossa vida, nos afastando do que nos preocupa, incomoda, dá trabalho e não temos condições de resolver por conta própria. O mesmo acontece com um dentista, um médico, um encanador, uma faxineira e tantas outras ocupações.

Mas, e com o professor?

Com essa categoria ocorre (ou deveria ocorrer) exatamente o oposto. O professor existe para nos transmitir conhecimento e para cobrar nosso aprendizado.

Dentre suas funções, as mais árduas são as que estão relacionadas a mensurar o aprendizado. E, por isso, o professor, ao contrário de outros profissionais, nos cobra, dá trabalho, exige, e até faz prova, com nota, para saber se atingimos certa meta.

Dar aos alunos alicerce para no futuro saber enfrentar o mercado de trabalho com competência e responsabilidade faz parte das atribuições docentes, em especial nos cursos profissionalizantes, onde se inclue o ensino superior.

Por isso me preocupa a avaliação sobre o melhor professor, quando competência se confunde com "passar a mão na cabeça", fechar os olhos à realidade.

Há quem acredite que o melhor é o professor quebra-galho, pouco exigente, que se satisfaz com o baixo rendimento, que não está nem aí com faltas e atrasos, que aceita desculpas bobas para não se aborrecer e chamar o aluno às suas responsabilidades.

Mas, chegar atrasado, faltar, não cumprir prazos extipulados, não ser exigente consigo mesmo e não buscar a qualidade e a competência no que faz é o perfil do profissional que as empresas buscam?

Flexibilizar, em qualquer área, é importante. Somos gente, e às vezes não conseguimos suportar toda a carga que nos é imposta. Mas, fazer disso uma prática mais comum do que a realidade do mercado de trabalho é estimular a incompetência.

E, na hora de encarar o emprego, não tem professor bonzinho que resolva o problema. Não mesmo!

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