quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Professores de Jornalismo são jornalistas, sim

Nota Oficial do Sindicato dos Jornalistas (SP) dedicada aos profissionais que ministram aulas de Jornalismo, por ocasião do Dia do Professor - cujo título faz menção ao filme Ao Mestre, com Carinho -, me fez relembrar que colegas, na condição de professores de jornalismo, desconhecem pertencer à categoria dos jornalistas.

Pois é, colegas: nós, professores de Jornalismo brasileiros somos jornalistas, sim, e grande parte atua fortalecendo lutas da categorias: se reúnem em encontros estaduais ou regionais, tem sua entidade nacional, o FNPJ - Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e a SBPJor - Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo.

Somos, por exemplo, a única categoria a propor um Programa Permanente de Qualidade do Ensino e de discuti-lo democraticamente com a comunidade acadêmica e com o empresariado. Este programa já tem mais de 10 anos de existência e vem sendo atualizado através de seminários nacionais, com a participação de todos os segmentos do Jornalismo.

A FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas e seus 31 sindicatos têm atuado junto à comunidade acadêmica, propondo ou encampando iniciativas para a melhoria da qualidade do ensino de Jornalismo, sempre alinhando-se especialmente com o FNPJ e a SBPJor.

Ao destacar a importância do Jornalismo na construção social da realidade nacional, a FENAJ indica tarefas históricas a todos nós do campo jornalístico - profissionais, professores e pesquisadores. E ressalta: "Uma das mais essenciais destas tarefas está sob a responsabilidade dos professores: a de formar com qualidade, ética, competência técnica e teórica para uma profissão com um papel tão importante e fundamental à sociedade".

E para que esse trabalho coletivo e interligado avance, a FENAJ convida a todos os professores:
- a intensificarem a participação na Campanha Nacional em Defesa da Formação e da obrigatoriedade do Diploma;
- a promoverem lançamentos, discutirem e divulgarem o segundo livro "Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade";
- a conhecerem mais profundamente e participarem das ações e programas da FENAJ e Sindicatos voltados à valorização e qualificação da formação e do próprio Jornalismo. Entre estes, além do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino, há a Escola do Jornalista (Programa de Atualização Profissional da FENAJ), a Cátedra FENAJ de Jornalismo para a Cidadania, a Proposta de Diretrizes Curriculares (elaborada em conjunto com FNPJ e outras entidades do campo em Campinas, SP, e que agora deve ser atualizada) e a proposta da FENAJ de um Programa Nacional de Estágio Acadêmico.

Contatos com a FENAJ podem ser feitos através do Departamento de Educação (diretores Alexandre Campello, Marjorie Moura e Valci Zuculoto), na página www.fenaj.org.br , e-mail fenaj@fenaj.org.br e fone (61) 32440650.

Nenhum comentário: