quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Educar dá trabalho

Este artigo eu escrevi para a coluna sobre Educação que tenho no jornal O Percurso. Espero que gostem.



Você já pensou no que vem a ser Educação?

Pois é, gente, a Educação é ampla, muito mais abrangente do que se pensa.
É comum ouvirmos: “Quero que meu filho tenha a Educação que eu não tive, por isso ele vai à escola todos os dias”.

Sim, fazer com que os filhos freqüentem as aulas é obrigação dos pais. Mas, é o mínimo que podemos fazer sobre isso, pois a escola, ao contrário do que muitos pensam, não é o único local onde se educa um ser humano.

Pensando dessa forma, ou seja, errado, pais, mães e outras pessoas responsáveis pelas crianças e adolescentes transferem para os professores, funções de responsabilidade da família.

A família é o primeiro núcleo social que o ser humano tem contato. Se ela é problemática, faz do erro uma constante, a criança crescerá acreditando que isso é normal, se acostumará com esses fatos e os repetirá vida afora.

Vamos a um exemplo: o respeito.

Ensinar nossos rebentos a respeitar as pessoas é algo que se faz desde que eles são pequenos, e em casa. É impossível nossos filhos respeitarem um estranho, se não conseguimos fazer com que eles nos respeitem e aos mais próximos.

Eu sei, ensinar dá trabalho, muito trabalho e requer enorme paciência, também. E, para aliviar nossa culpa, alegamos que é preciso falar centenas de vezes, orientar, dar exemplos, por de castigo até, e nem sempre há tempo para isso.

Mas, se a família não tem tempo nem paciência para ensinar a seus filhos, o que dirá um professor ter que fazer isso a 30, 40 crianças de uma vez e em curto espaço de tempo?

Haja paciência, boa vontade, tem po e trabalho.

Que tal reassumirmos parte dessa responsabilidade? Com certeza, estaremos contribuindo para uma mudança significativa em nós mesmos, em nossos filhos, na família, na escola e na sociedade.

Será o começo de uma revolução estrutural feita de dentro para fora.

É uma batalha contra a ignorância, que implica em deveres e, em conseqüência, em direitos. É começar a aprender a ser e a fazer cidadãos.

Nenhum comentário: