quinta-feira, 10 de julho de 2008

Jornalismo prepara profissionais para todas as mídias

Oito acordos de cooperação mútua, assinados nos últimos seis meses, permitem aos alunos do curso de Jornalismo da Unimonte atuarem com diferentes mídias, num processo idêntico ao exercido por profissionais. Todos visam à implantação e ao desenvolvimento de atividade de cooperação educacional, científica e tecnológica, voltada a ações em prol da transformação da sociedade e à integração do estudante de Jornalismo com o mercado de trabalho.

Os universitários,além Complexo de Comunicação,onde são desenvolvidos oito produtos laboratoriais para diferentes mídias, têm ainda à disposição espaços em duas emissoras de TV, três emissoras de rádio; uma revista on line com software de última geração e um encarte impresso com tiragem de 10 mil exemplares.


TV's


Os trabalhos de videojornalismo e telejornalismo são apresentados em duas emissoras: na
TV Pólo - Canal Comunitário de Cubatão, da Associação Cubatense dos Produtores de Vídeo Independentes de Cubatão e na TV Primeira, concessão da Prefeitura Municipal de São Vicente.

Constitui-se objetivo específico desses dois acordos a produção jornalística de programas relacionados às atividades de organizações não-governamentais, instituições e entidades sociais e de benemerência, entre outras, sediadas em Cubatão, São Vicente e municípios próximos.

As reportagens para TV Primeira tiveram início com a cobertura dos bastidores da encenação da 26º edição da Fundação de São Vicente, em janeiro último, por alunos voluntários. O foco foram centenas de pessoas que trabalham para que o espetáculo seja apresentado com êxito, como ocorre anualmente, há 25 anos.

Os alunos foram coordenados pelos professores Arylce Cardoso Tomaz e Clóvis Vasconcellos. Hoje, o projeto, sob a coordenação dos professores Chrystianne Leite e Chrystian Godoi, envolve universitários de Jornalismo que desenvolvem conteúdos também para TV Pólo.

RÁDIOS


CBN, Cultura e 98 FM
são as emissoras de rádio disponibilizam horários em suas grades de programação para veiculação de boletins e reportagens jornalísticas dos estudantes. Todo material produzido compõe o projeto Unimonte no Ar, que conta ainda com a participação dos estudantes de Rádio e TV.

Juntos, os alunos produzem conteúdos radiofônicos específicos, divulgam o acervo da instituição, desenvolvem e veiculam produtos de campanhas institucionais de interesse público voltadas à orientação de projetos de cunho social; fazem a produção jornalística de programas relacionados às atividades de organizações não-governamentais (ONG’s), instituições e entidades sociais e de benemerência, entre outras. A coordenação dos trabalhos é da professora Valéria Vargas.

SOFTWARE PARA REVISTA

A revista Atitude, publicação on line do curso de Jornalismo, conta com moderno software de paginação que permite a leitura do conteúdo em formato paginado, semelhante ao que é oferecido por importantes jornais e revistas do país. Acordo com a empresa Virtual Paper Tecnologia para Documentos Eletrônicos permite ainda aos professores da Unimonte, publicação de artigos científicos em site específico.

O acordo com o curso de Jornalismo da Unimonte é importante, pois alia uma universidade a uma empresa através do conhecimento tecnológico especializado. O projeto conta com orientação do professor André Luiz Ferreira na produção fotográfica, Sílvio Lousada na diagramação, Wellido Teles e Arylce Tomaz nos textos.

BOLETIM OFICIAL DE ITANHAÉM

O Espaço Unimonte oportuniza a publicação de matérias em encarte do Boletim Oficial da Prefeitura de Itanhaém. Mensalmente são distribuídos 10 mil exemplares do Boletim Oficial de Itanhaém, o que permite que as reportagens dos estudantes de Jornalismo sejam lidas, pelo menos, por milhares de famílias de Itanhaém e municípios vizinhos. O acordo, apesar de aberto a todos os alunos de Jornalismo, trás benefícios diretos aos universitários do curso residentes em Itanhaém.

HISTÓRIA ORAL

Uma parceria entre a Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) e a Unimonte propiciará a criação do projeto História Oral, iniciativa que visa não apenas preservar a história do município por meio da gravação de entrevistas e depoimentos, como também valorizar a vivência de pessoas que ajudaram no progresso da cidade em suas áreas de atuação. Por meio da parceria, as duas entidades promoverão um curso de capacitação em história oral, destinado a estudantes e profissionais de Jornalismo, Rádio e TV, Turismo e demais interessados.

A gravação dos vídeos e depoimentos para construção do acervo está incluída entre as atividades práticas previstas pelo curso, que será realizado no Complexo de Comunicação da Unimonte.

Os encontros acontecerão aos sábados, sob a a orientação da historiadora Sônia Maria de Freitas, responsável pelo setor de história oral do Memorial do Imigrante (SP). Sônia, por sinal, já ministrou atividade semelhante na Unesp, Unicamp e em museus e centros culturais de diversas cidades do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul.


ACORDOS FIRMADOS COM:
















Nenhum comentário: