Os universitários,além Complexo de Comunicação,onde são desenvolvidos oito produtos laboratoriais para diferentes mídias, têm ainda à disposição espaços em duas emissoras de TV, três emissoras de rádio; uma revista on line com software de última geração e um encarte impresso com tiragem de 10 mil exemplares.
TV's
Os trabalhos de videojornalismo e telejornalismo são apresentados em duas emissoras: na TV Pólo - Canal Comunitário de Cubatão, da Associação Cubatense dos Produtores de Vídeo Independentes de Cubatão e na TV Primeira, concessão da Prefeitura Municipal de São Vicente.
Constitui-se objetivo específico desses dois acordos a produção jornalística de programas relacionados às atividades de organizações não-governamentais, instituições e entidades sociais e de benemerência, entre outras, sediadas em Cubatão, São Vicente e municípios próximos.
As reportagens para TV Primeira tiveram início com a cobertura dos bastidores da encenação da 26º edição da Fundação de São Vicente, em janeiro último, por alunos voluntários. O foco foram centenas de pessoas que trabalham para que o espetáculo seja apresentado com êxito, como ocorre anualmente, há 25 anos.
Os alunos foram coordenados pelos professores Arylce Cardoso Tomaz e Clóvis Vasconcellos. Hoje, o projeto, sob a coordenação dos professores Chrystianne Leite e Chrystian Godoi, envolve universitários de Jornalismo que desenvolvem conteúdos também para TV Pólo.
RÁDIOS
CBN, Cultura e 98 FM são as emissoras de rádio disponibilizam horários em suas grades de programação para veiculação de boletins e reportagens jornalísticas dos estudantes. Todo material produzido compõe o projeto Unimonte no Ar, que conta ainda com a participação dos estudantes de Rádio e TV.
Juntos, os alunos produzem conteúdos radiofônicos específicos, divulgam o acervo da instituição, desenvolvem e veiculam produtos de campanhas institucionais de interesse público voltadas à orientação de projetos de cunho social; fazem a produção jornalística de programas relacionados às atividades de organizações não-governamentais (ONG’s), instituições e entidades sociais e de benemerência, entre outras. A coordenação dos trabalhos é da professora Valéria Vargas.
SOFTWARE PARA REVISTA
A revista Atitude, publicação on line do curso de Jornalismo, conta com moderno software de paginação que permite a leitura do conteúdo em formato paginado, semelhante ao que é oferecido por importantes jornais e revistas do país. Acordo com a empresa Virtual Paper Tecnologia para Documentos Eletrônicos permite ainda aos professores da Unimonte, publicação de artigos científicos em site específico.
O acordo com o curso de Jornalismo da Unimonte é importante, pois alia uma universidade a uma empresa através do conhecimento tecnológico especializado. O projeto conta com orientação do professor André Luiz Ferreira na produção fotográfica, Sílvio Lousada na diagramação, Wellido Teles e Arylce Tomaz nos textos.
BOLETIM OFICIAL DE ITANHAÉM
O Espaço Unimonte oportuniza a publicação de matérias em encarte do Boletim Oficial da Prefeitura de Itanhaém. Mensalmente são distribuídos 10 mil exemplares do Boletim Oficial de Itanhaém, o que permite que as reportagens dos estudantes de Jornalismo sejam lidas, pelo menos, por milhares de famílias de Itanhaém e municípios vizinhos. O acordo, apesar de aberto a todos os alunos de Jornalismo, trás benefícios diretos aos universitários do curso residentes em Itanhaém.
HISTÓRIA ORAL
Uma parceria entre a Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) e a Unimonte propiciará a criação do projeto História Oral, iniciativa que visa não apenas preservar a história do município por meio da gravação de entrevistas e depoimentos, como também valorizar a vivência de pessoas que ajudaram no progresso da cidade em suas áreas de atuação. Por meio da parceria, as duas entidades promoverão um curso de capacitação em história oral, destinado a estudantes e profissionais de Jornalismo, Rádio e TV, Turismo e demais interessados.
A gravação dos vídeos e depoimentos para construção do acervo está incluída entre as atividades práticas previstas pelo curso, que será realizado no Complexo de Comunicação da Unimonte.
Os encontros acontecerão aos sábados, sob a a orientação da historiadora Sônia Maria de Freitas, responsável pelo setor de história oral do Memorial do Imigrante (SP). Sônia, por sinal, já ministrou atividade semelhante na Unesp, Unicamp e em museus e centros culturais de diversas cidades do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
ACORDOS FIRMADOS COM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário