sexta-feira, 4 de julho de 2008

TCC de Jornalismo é notícia em jornal russo

Uma organização não governamental de Cubatão, que luta pela preservação dos manguezais da cidade, motivou os alunos a produzir um vídeo-reportagem com o título "Vila Esperança de Bem Com o Mangue", em referência ao local onde a ONG está localizada. Os universitários procuraram mostrar um pouco das atividades da entidade, que existe desde o ano 2000.

A vida nos manguezais de Cubatão é o tema do TCC dos alunos de Jornalismo, Jefferson Chaves e Rogério Pinheiro, que pela sua importância ganhou espaço no portal do jornal russo Pravda (www.port.pravda.ru/science).

Esse fato, pela sua relevância, foi noticiado no Jornal A Tribuna, de Santos.




Para o desenvolvimento do trabalho foram entrevistados o presidente da ONG, Sebastião do Nascimento, o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Eduardo Vello, e o catador de caranguajo Nilton dos Santos, que enriqueceu o vídeo-reportagem com suas declarações.

Além do desafio de registrar o trabalho dos pescadores de caranguejo, o TCC serviu para mostrar para os próprios moradores de áreas de mangue a importância da preservação.


A interação com as pessoas envolvidas no vídeo-reportagem serviu como uma lição de vida, mostrando que é possível e necessário realizar trabalhos acadêmicos que divulguem a realidade de comunidades carentes e, conseqüentemente, debater possíveis soluções para os problemas que não são só deles, mas de toda a sociedade.

Confira o vídeo:




O TCC foi orientado pela professora Chrystianne Leite e pelo professor
Adelto Gonçalves.


Parabéns aos agora profissionais de Jornalismo e aos orientadores.

Nenhum comentário: