sexta-feira, 18 de julho de 2008

Jornalistas negras

Dandara! é nome da revista que trata da inserção das jornalistas negras nos meios de Comunicação da Baixada Santista, tema central do TCC da alunas Carolina Ferreira, Elys Paula Santiago e Vera Lúcia Oscar, do curso de Jornalismo da Unimonte.

Com competência, apurado senso jornalístico e bom gosto, elas mostram o caminho percorrido pelas mulheres negras da região que optaram pelo Jornalismo como profissão. Apresentado em novembro de 2007, o trabalho recebeu elogios dos mais diversos segmentos.

Negros no Jornalismo também foi tema de uma grande reportagem do Unidade, jornal do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, edição de maio de 2008. A matéria, a exemplo do que Carolina, Elys e Vera mostram nas reportagens da revista Dandara!, destaca o espaço conquistado em São Paulo pela persistência dos nossos colegas que ainda são minoria em todas as mídias.

O número de jornalistas negros no Brasil ainda é tão pequeno que dificulta a obtenção de dados específicos. Pesquisa do Sindicato dos Jornalistas aponta que em levantamento de 2001, de um total de 20.952 profissionais contratados no País, apenas 252 (1,2%) identificam-se como negros.

Veja algumas das páginas da revista Dandara!













Nenhum comentário: