O ser humano distingue-se dos outros animais porque pensa. Traça seu destino com o próprio pensamento. Até o destino de um país é traçado pelo pensar de um povo.
Pensamento destrutivo destrói. Pensamento positivo constrói. Pensar é tudo.
Estimular o aluno a pensar é, para mim, a função mais importante do educador. É tarefa que se inicia na pré-escola, que deve ser fortalecida nos ensinos fundamental e médio e aprimorada no ensino superior, acompanhando a profissão escolhida, senão para ser praticada, para ser conhecida, aprofundada, dando novo significado ao fazer.
Há educadores que não consideram tarefa das mais fáceis estimular o aluno a pensar. Até porque, muitos estudantes desconhecem que sabem exercer essa faculdade.
Diante do apelo de tudo pronto, rápido e fácil, não param para pensar como tudo é feito. Não aprendem o saber fazer. Recebem feito.
Foram programados para esquecer que alguém, antes, pensou o que foi realizado. Somos uma sociedade que se vangloria do copiar o que os outros fazem e “fazer melhor”.
Daí, tanta dependência. Dependemos que os seres pensantes de outros países desenvolvam o que necessitamos. Que pensem por nós.
Essa é a corrente que precisa ser quebrada com urgência. Podemos pensar e agir por nós, em favor das nossas necessidades.
Estimular o pensar é tarefa gostosa, gratificante. Compensadora.
É mais do que compartilhar conhecimento. É perceber o aluno proprietário do saber já percebido pelo outro ampliar idéias, acrescentar o novo, criar algo sob outro ângulo, forma e utilização. E fazer o novo.
É incentivar mudanças que, por contingências da vida, talvez não cheguemos a vivenciar. Mas, é certo: teremos cumprido com nossa parte na evolução do homem.
Por onde começar?
Repensar sobre como estamos “trabalhando” nossos alunos é uma sugestão.
Aí, tudo fica mais fácil.
domingo, 7 de junho de 2009
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