quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz nós novos!!!!!!!!!!!

Dentre as dezenas de mensagens de Natal e Ano Novo que recebi de amigos muito queridos, escolhi esta para enviar a vocês, por ser uma das que mais vão ao encontro do meu modo de pensar. Infelizmente, a autoria é desconhecida.

Feliz Natal! Feliz Ano Novo! Feliz Vida!

É engraçada a quantidade de vezes que entramos em profundo desespero durante o ano, não é mesmo?
Algumas vezes, nos desesperamos com a falta de dinheiro, outras com a falta de saúde ou de paz.
Por outras vezes, sonhamos encontrar aquele amor perfeito, aquele que almejamos e está tão longe da gente...
Em certos momentos, queremos jogar tudo para o alto e buscar novos horizontes.
Mas o próprio desespero ou a falta de energia nos mantêm imóveis parados com nossas desilusões e desesperanças.
No entanto, é incrível também como há uma imensa quantidade de vezes em que acordamos felizes sem nenhuma razão aparente. Mesmo com a falta de dinheiro nos sentimos livres. E, por estarmos sentindo alegria no coração, nossa saúde melhora e temos a sensação de paz.
Nesses dias, andamos sorrindo pelo mundo e aquele amor que sonhamos e estava tão longe aparece do nada e nos faz mais felizes ainda! Ou aparece do nada e notamos que algo se perdeu e não é mais isso que queremos... E, por incrível
que isso possa parecer, ficamos felizes também com mais esta nova descoberta.
Observando estas reações humanas percebo que somos como a natureza: semanas inteiras de tempo nublado, semanas inteiras de sol reluzente.
Por outras vezes, dias reluzentes com tardes nubladas e chuvosas; dias nublados com tardes de sol...
É assim a vida! Nós, seres imperfeitos, buscando sempre algo maior, ficamos nesse vai e vem de emoções e perturbações!
É por isso que, muitas vezes, as mensagens do tipo "Feliz 2011 cheio de paz, amor, saúde e prosperidade" tornam-se "padrão" nesta época do ano, sem encontrar muito eco neste turbilhão chamado SER HUMANO.
Minha mensagem para 2011 é um pouquinho diferente... Eu diria assim:
Ei, você! Meu amigo...
Se bater o desespero e estiver muito nublado, lembre-se que faz parte do aprendizado e logo o sol voltará a brilhar, desde que tenhamos disposição interna para desejar e almejar a mudança de clima.
Ei, você!
Eu não quero te desejar feliz ano novo, mas quero desejar FELIZ VOCÊ NOVO!
Você já traçou metas para atingir você NOVO?
Hummmm, entre as comilanças de final de ano, que tal fazer planos maiores do que aquela simples dieta?
Está nublado em alguma área: amor, saúde, emprego, amizade? O que efetivamente está fazendo para mudar o curso das coisas?
Ei, você! Amigo...
Que Deus ilumine seu caminho e faça-o despertar para novas emoções e vivências...
Ei, você! Amigo...
Encontro você NOVO num ano NOVO que nada promete, porque RESULTADOS somos nós que construímos, e esta construção é feita muitas vezes com suor, lágrimas, risos e muita VONTADE!!!
Espero que sua vontade junte-se a minha, e que a minha vontade a outra, de tal forma que realmente sejamos melhores em atitudes, melhores em solidariedade, melhores em união, melhores em amizade e principalmente em amor.
FELIZ NÓS NOVOS!!!!!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rapidez, só para votar em favor próprio

A votação da PEC do diploma ficou para 2011 (talvez.)

A Proposta de Emenda Constitucional 33/09, a PEC do Diploma, não foi a voto no plenário do Senado, mais uma vez, na terça e quarta-feira.

Entretanto, o aumento absurdo dos salários deles mesmos foi aprovado na Câmara e no Senado, em dois dias, apenas.

Os apoiadores da campanha em defesa do diploma preparam-se para uma nova agenda de lutas e contatos com os parlamentares com o objetivo de buscar a aprovação da PEC no início de 2011.


Fonte: Fenaj.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Toninho ganha prêmio no II Concurso de Fotojornalismo

Olá!

O nosso querido Antônio Pinheiro, aluno de Jornalismo Multimídia da Unimonte (único curso de Jornalismo da região a receber a nota máxima do Enade), mais uma vez foi premiado no concurso de fotojornalismo da Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas.

Toninho ficou com o segundo lugar no II Concurso de Fotojornalismo - Contrastes Sociais da Baixada Santista, com a foto "Sonhando com um teto".

Parabéns a esse excelente aluno e a todos os que inscreveram suas fotos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Empurrando com a barriga

Incluída na pauta do plenário do Senado de quarta-feira (08/12), a Proposta de Emenda Constitucional 33/09, a PEC do Diploma, mais uma vez, não foi a voto.

Isso deverá ocorrer na próxima terça-feira (14).

Dirigentes da FENAJ e do Grupo de Trabalho da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma convocam a categoria e suas entidades à mobilização pela aprovação da matéria.


Fonte: Fenaj.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O desafio da democracia no século XXI

Para quem puder estar em São Paulo, uma ótima sugestão:

A J-Aliança, o Ipaz, a ACE e a Altercom CONVIDAM para o Diálogo: Democratização da Comunicação - O desafio da democracia no século XXI, dia 14 de dezembro, às 18 horas, no SESC VILA MARIANA, na Rua Pelotas, 141.


Serão abordados os direitos e as responsabilidades para a democratização da comunicação; o processo, as deliberações, as conquistas e a situação atual da CONFECOM um ano depois; e prestadas informações do Pólo Europeu da Aliança Internacional de Jornalistas que está discutindo uma lei anti-trust para a comunicação na europa.


Presenças confirmadas: prof Lalo Leal - Eca USP, Bia Barbosa - Intervozes, Renato Rovai da Altercom.


Ajude a construir a mídia que queremos.

Uma articulação com a Frente Paulista PRÓ-CONFECOM, universidades e entidades da sociedade civil pela democratização da comunicação e da informação no Brasil.

Confirme sua presença e de sua instituição por este e-mail isis@educ-imagens.com.br ou deixe gravado na secretária eletrônica Imagens Educação e J-Aliança tel 11-31672575.

Apoio: SESC SP



Aliança Internacional de Jornalistas
J-Aliança BRASIL
Av. Nove de Julho 5966 5º Andar
São Paulo-SP 01406-200
+ 55 (0XX11) 3898-0123
www.alianca-jornalistas.net

Fonte: Aliança Internacional dos Jornalistas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PEC 33/09, mais uma ofensiva

Entidades apoiadoras da Campanha em Defesa do Diploma desenvolvem nova ofensiva para buscar garantir a aprovação do substitutivo à Proposta de Emenda Constitucional 33/09a PEC do Diploma, ainda este ano.

A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas intensificam contato com parlamentares para que a matéria vá a voto na próxima semana, tendo em vista a previsão de que haverá quorum no plenário do Senado.

Fonte: Boletim Eletrônico da Fenaj

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Exposição fotográfica dos alunos de Jornalismo, no Estuário

“Casas Populares: uma comunidade dentro de um bairro” é a mostra fotográfica que está acontecendo no Salão Paroquial da Igreja São Jorge, no bairro do Estuário, em Santos, diariamente, das 8 às 20 horas. A Igreja São Jorge Mártir fica na Praça Rubens Ferreira Martins, 41.


A mostra, organizada pelos alunos de Jornalismo Multimídia da Unimonte, retrata um olhar diferenciado sobre quatro comunidades da Baixada Santista.

Os moradores e o cotidiano das Casas Populares, Ilha Diana, Morro do Pacheco e Santa Cruz dos Navegantes foram fotografados por quatro grupos de estudantes durante as aulas de Redação em Jornalismo, Infografia e Trabalhos Interdisciplinares Dirigidos.

A exposição conta com 40 fotografias em preto e branco. São 28 fotos das Casas Populares e 12 das demais comunidades.

A maioria das imagens também pode ser vista no livro do mesmo nome, escrito e lançado pelos alunos de Jornalismo da Unimonte, no último dia 16 de novembro.


Um exemplar da obra está à disposição dos visitantes (para consulta) durante os oito dias do evento e outro, será doado à escola local.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Só jornalistas diplomados

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, no dia 23, projeto de lei que regulamenta a contratação de jornalistas no âmbito da administração estadual apenas para aquelas pessoas que comprovem a formação superior em Jornalismo.

O projeto, de autoria do deputado Fernando Mineiro (PT), foi aprovado por unanimidade pelos 19 deputados presentes.

Esse é um dos caminhos da nossa luta.

Fonte: Fenaj

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jornalismo Unimonte recebe nota máxima no Enade

O curso de Jornalismo da Unimonte recebeu nota cinco (máxima), no Enade.

Esse é o resultado de muito trabalho, dedicação e verdadeiro amor ao que nós, professores, coordenação e direção fazemos.

E prova máxima de que nossos alunos são o máximo!!!!!!!!!!

Estou muito feliz!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Exposição fotográfica de Jornalismo da Unimonte mostra o Morro do Pacheco

A unidade Victório Lanza da Unimonte abriga até o dia 26, nova exposição fotográfica dos alunos do curso de Jornalismo Multimídia.

Em destaque estão imagens que mostram os contrastes e nuances do Morro do Pacheco, um dos mais antigos de Santos e os personagens que dão vida ao local.

Intitulada ‘Sentimentos’, a mostra reúne um total de 28 imagens em preto e branco, que retratam perfis, paisagens e ambientes.

A organização do evento ficou por conta dos estudantes Toninho Pinheiro, Jaqueline Soares, Manuela Canotilho e Indiana Crislei.

O Morro do Pacheco começou a ser ocupado antes mesmo de Santos ser elevada à categoria de cidade.

O local era conhecido como Chácara do Barreiro, sobrenome de um cidadão português que comprou muitas terras do lugar em um leilão público, fato que na época era comum devido aos preços acessíveis do lotes de terreno.

O Pacheco conta, atualmente, com uma população estimada em 2.100 habitantes, 129.818,30 m² de área total, e é considerado um dos morros mais tranquilos da cidade.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Oficina de Notícias

Já está em circulação o primeiro Oficina de Notícias produzido pelos alunos do quarto módulo de Jornalismo Multimídia da Unimonte.

O jornal laboratório foi elaborado na disciplina Técnicas de Produção Jornalística, ministrada pelas professoras Arylce Cardoso Tomaz e Marli Ribeiro.

Os alunos são responsáveis pela edição completa do jornal, da pauta à
revisão, incluindo fotografias, infográficos e diagramação.

O Oficina de Notícias foi impresso em tamanho tabloide. São dez páginas com reportagens interessantes e atuais.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lançamento do Livro "Comunidades", dos alunos de Jornalismo Multimídia da Unimonte

"Comunidades" é o título do livro elaborado pelos alunos do quarto módulo de Jornalismo Multimídia da Unimonte. Lançamento e noite de autógrafos acontecem
no próximo dia 16 de novembro, terça-feira, às 19h30, Teatro Guarany, na Praça dos Andradas, Centro, Santos, com entrada gratuita.

Consta ainda da programação, bate-papo com Alexandre Lopes, editor de conteúdo do site TV Tribuna.com sobre "Jornalismo e Novas Mídias".

Trata-se do segundo livro que os alunos do curso de Jornalismo da Unimonte produzem. O primeiro, intitulado "Vidas em Pauta", foi um grande sucesso, despertando a atenção da mídia, por ser o curso de Jornalismo da Unimonte o único cujos alunos escrevem e editam livros reportagens, em disciplina específica para tal finalidade.

O convite para o lançamento de "Comunidades" foi produzido pela aluna Juliane Lopes, sendo a obra, uma grande prova que a interdisciplinaridade é o caminho. O livro foi produzido nas disciplinas de Redação em Jornalismo, Infografia e Tidir IV.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pra quem não leu na Folha

Brasil sobe 13 postos no ranking mundial de liberdade de imprensa

MÁRIO CAMERA
DA BBC BRASIL, EM PARIS

O Brasil subiu 13 posições e ocupa o 58º lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa, divulgado nesta quarta-feira pela ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF).

Segundo um comunicado da organização, a melhora na lista ocorreu graças a uma "evolução favorável na legislação" do país. "Um passo positivo foi dado às vésperas das eleições, com a revogação da lei que proibia caricaturar políticos", explicou em entrevista à BBC Brasil Benoît Hervieu, responsável pelas Américas da RSF.

A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do poder público em relação ao acesso à informação também motivaram o salto do país. "Por último, o Brasil tem uma das comunidades mais ativas na internet", diz o comunicado.

No topo do ranking de liberdade de imprensa estão, empatados em primeiro lugar, Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão Turcomenistão (176º), Coréia do Norte (177º) e Eritreia (178º).

O relatório também destacou, em um capítulo intitulado "Crescimento econômico não quer dizer liberdade de imprensa", que o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China); Índia é 122ª na lista, Rússia 140ª e a China 171ª.

BRASIL

Apesar da melhora do Brasil, Hervieu garante que é preciso prudência, "pois ainda há problemas de violência" ligados à realização do trabalho da imprensa. Outro ponto negativo, segundo a organização, é a "censura prévia".

"Ainda existe uma forte censura prévia no Brasil. Nos últimos anos vimos uma multiplicação de ataques nesse sentido", diz Hervieu. Para ele, a Justiça brasileira sofre influência de políticos e toma decisões "ridículas, como proibir a citação de nomes e sobrenomes" em reportagens.

Hervieu minimizou a troca de acusações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parte da imprensa nacional durante a campanha eleitoral. "A posição da mídia ao dizer que as palavras de Lula são uma ameaça à imprensa é exagerada."

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ilha Diana é tema de exposição fotográfica de alunos de Jornalismo da Unimonte

“Ilha Diana, o outro lado” é o nome da exposição fotográfica que os alunos de Jornalimos Multimídia da Unimonte apresentam ao público, de 16 a 24 de outubro, no Shopping Pátio Iporanga.

O endereço é Av. Ana costa nº465, Gonzaga – Santos (2º andar próximo ao Cine Roxy e Praça de Alimentação).

As fotos, lindas e elaboradas com técnica apurada, merecem ser vistas, em especial, pela sensibilidade com que os diferentes ângulos da Ilha Diana foram captados pelo olhar dos estudantes.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Só carteira da Fenaj é legal e vale como identidade

Comunicado


A Federação Nacional dos Jornalistas esclarece à categoria e à sociedade que a carteira profissional emitida pela FENAJ é a única com validade legal como documento de identidade em todo o Brasil.



A emissão da Carteira de Identidade do Jornalista é atribuição exclusiva da FENAJ, assegurada pela Lei nº 7.084, de 21 de dezembro de 1982. Para obtê-la, os interessados devem consultar a relação dos Sindicatos filiados, que são parceiros da FENAJ na emissão do documento (disponível em http://www.fenaj.org.br/sindicatos.php)



Tal esclarecimento faz-se necessário porque, depois de copiar a Carteira de Identidade do Jornalista, antes emitida em papel moeda, a Associação Brasileira dos Jornalistas (ABJ), entidade que se diz “representante dos jornalistas sem diploma”, está imitando o novo modelo, em forma de cartão, adotado pela FENAJ.



Reiteramos que a emissão da Carteira de Identidade do Jornalista é prerrogativa exclusiva da FENAJ e que documentos emitidos por qualquer outra entidade não tem validade como identificação profissional ou documento de identidade.



Lamentavelmente, a imitação da Carteira de Identidade do Jornalista por parte da ABJ pode confundir os jornalistas e a sociedade. Aos jornalistas, alertamos para os possíveis prejuízos financeiros e, principalmente, para os possíveis constrangimentos morais. À sociedade, alertamos para o risco de identificação indevida de profissionais que não são jornalistas de fato e de direito.



Brasília, 6 de outubro de 2010.

Diretoria da FENAJ

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Edição especial de Caros Amigos mostra o que é o verdadeiro jornalismo documental

Chega às bancas de todo o país esta semana, uma edição muito especial da revista Caros Amigos, dedicada à questão indígena no país, hoje.

A iniciativa editorial de Hamilton Octávio de Souza foi trabalhada durante mais de seis meses e procura destacar, sobretudo, situações conflituosas por todo o país, particularmente, a questão guarani-kaiowá, a situação dos Tupinambá e o caso de Belo Monte, entre outras.

Segundo o editor, a edição especial confirma que, de norte a sul e de leste a oeste, as mais variadas violências são praticadas contra os povos originários do Brasil.

"Estradas cortam as reservas e promovem a invasão bárbara com todos os tipos de aventureiros. Hidrelétricas inundam as terras e matam o sustento natural. O desenvolvimentismo a qualquer preço cuida do econômico e não se importa com o humano. O agronegócio grila as terras indígenas e mantém a posse com jagunços e a conivência das autoridades. O quadro geral é de genocídio e de resistência. Os povos indígenas do Brasil tentam sobreviver diante de tanta adversidade; tentam resgatar a dignidade diante de inimigos poderosos. O seu presente está ameaçado", afirma.


"Genocínio e resistência dos índios do Brasil" é o nome dessa edição especial.

domingo, 26 de setembro de 2010

Política é tema de exposição fotográfica dos alunos de Jornalismo Multimídia da Unimonte

O curso de Jornalismo Multimídia da Unimonte está promovendo uma exposição com recortes de jornais e fotografias produzidas por alunos, abordando o assunto do momento: as eleições 2010.

Nessa exposição, o público tem acesso às principais matérias de "serviço" veiculadas no jornal de maior circulação de Santos e nos dois jornais de maior circulação no estado de São Paulo.

De acordo com a coordenadora do curso, Chrystiane Leite,os textos explicam o que fazem os deputados, senadores e presidente; tiram dúvidas sobre o processo eleitoral; explicam como deve funcionar a propaganda, enfim, orientam o eleitor, demonstrando como o jornalismo, quando feito com seriedade, é fundamental para a democracia do país.

A exposição está instalada no pátio do campus Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 99, Vila Mathias - Santos) e deve permanecer montada até terça-feira (28/09). Entrada gratuita.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Televisão brasileira completa 60 anos de existência

Muitas das minhas aulas sobre Análise Crítica da Mídia, para o curso de Jornalismo Multimídia da Unimonte foram dedicadas à Tv brasileira.

Muitas também foram as discussões. Para uns, a TV é um lixo, só tem o que não presta. Para outros, ela apenas é o reflexo da sociedade.

Alguns arriscam dizer que nós, jornalistas, somos os culpados pelo lixo eletrônico; mas há quem aponte o dedo para os empresários e seus pequenos vícios da ganância e lucro a qualquer preço.

Mesmo que esse preço seja ajudar a formar uma sociedade alienada, infantilizada, "voyerista", que tem uma vida tão sem graça que passa horas vendo a vida fantasiosa de pessoas escolhidas a dedo para animarem o tédio e desinteresse da realidade que assola milhares de brasileiros.

Mas também há inteligência na TV brasileira, com emissoras e programas muito legais. Pena que são assistidos geralmente por aqueles que não precisam tanto de inteligência e vida, pois têm as próprias já desenvolvidas.

São motivo de orgulho e prazer as TVs Cultura, Futura, Senac/Sesi/Senai... e vários programas de algumas emissoras, feitos realmente para a sociedade, com o compromisso da diversão e da informação, mas sem esquecer da dignidade.

É para esse tipo de TV brasileira que dou os parabéns pelos 60 anos que serão completados nesta sexta-feira, dia 18.

E aí vai uma dica pra quem gosta desse tema que envolve história, antropologia, sociologia e comunicação: acaba de ser lançado pela Contexto o livro: História da televisão no Brasil, que tem por organizadores Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo.

Muito, muito bom!

Serviço:
Formato:16x23 cm
352 páginas
Preço: R$49,90
Contatos: imprensa@editoracontexto.com.br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Manual do frila: o jornalista fora da redação.

A Editora Contexto acaba de lançar o "Manual do frila: o jornalista fora da redação".

Muitos ainda imaginam que só se torna autônomo quem nunca conseguiu um bom emprego. Não é verdade. Atualmente o mercado atrai profissionais experientes, que já tiveram postos importantes em redações e agências de comunicação.

Controlar o próprio horário, estar perto da família enquanto termina aquela matéria importante ou mesmo ter a liberdade de fazer vários trabalhos para clientes diferentes são algumas das muitas explicações para escolher tornar-se um frila.


O jornalista Maurício Oliveira, que passou por algumas das principais redações do país e agora colabora com diversos veículos de comunicação, conta nesse livro, como conciliar autonomia, desafios profissionais e, ainda, obter uma boa remuneração.

Nº de Páginas: 128
Formato: 14 x 21
ISBN:978-85-7244-488-0
R$ 25,00.

Fonte: Editora Contexto.

sábado, 11 de setembro de 2010

Seminário debate liberdade de imprensa e ética na Comunicação

A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo - SJSP realizará no dia 15 de setembro, às 19 horas, no auditório Vladimir Herzog (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja) o seminário “A liberdade de imprensa e a Ética na Comunicação”.

O evento é aberto a profissionais jornalistas, representantes de empresas de comunicação e a toda a comunidade interessada em discutir a cobertura jornalística com responsabilidade e respeito aos cidadãos tanto na condição de fonte, quanto de leitor, ouvinte ou telespectador.



A mediação do seminário será da jornalista Denise Fon, integrante da Comissão de Ética. Para a mesa dos debates foram convidados representantes de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Medicina, ACAT/ONU (Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura), Pastoral Carcerária, dentre outras entidades, bem como vítimas de noticiários sensacionalistas.


Fonte: Sindjor - SP

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PEC do Diploma pode ir a voto

O Senado faz novo esforço concentrado nesta semana e a PEC do Diploma pode ir a voto.

Uma reunião terça-feira (31/08) entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e líderes partidários definiu a pauta de votações para o esforço concentrado desta semana.

A Proposta de Emenda Constitucional 33/09, a PEC do Diploma, pode estar entre as matérias a serem apreciadas.

Em carta aberta, o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo convocou o segmento à mobilização em defesa da proposta que restitui a obrigatoriedade de formação acadêmica em Jornalismo para o exercício da profissão.

A FENAJ busca a ampliação de apoio parlamentar às PECs que tramitam na Câmara e Senado.

Fonte: Boletim Eletrônico da Fenaj

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nota da Chapa 2 sobre a eleição da Fenaj

Não é segredo pra ninguém que eu votei e divulguei a chapa de oposição à Fenaj, formada por alguns amigos muito especiais. Segue abaixo carta do Pedro Pomar sobre o resultado da eleição e algumas considerações.



"Encerrado o processo de votação, a Chapa 2 LutaFenaj! agradece aos jornalistas que nela depositaram sua confiança e seus votos, mostrando forte disposição de lutar por uma efetiva mudança de rumos na Federação Nacional dos Jornalistas.

A Chapa 2 procurou contribuir com o necessário debate dos enormes problemas enfrentados por nossa categoria. Esse esforço foi recompensado com um avanço em nossa votação nacional: conquistamos 31,7% dos votos válidos, quase oito pontos percentuais acima dos 24% obtidos na eleição de 2007.

Mais do que isso: a Chapa 2 venceu as eleições nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Sergipe e Pará, e no Distrito Federal, bem como no sindicato estadual do Rio de Janeiro e no sindicato de Juiz de Fora.

Estas vitórias em diversas bases sindicais, que a cúpula da Fenaj tenta esconder, bem como as votações expressivas recebidas em São Paulo, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e no sindicato do município do Rio de Janeiro, demonstram a vitalidade da oposição e sua consistência programática.

A situação usou e abusou do poder econômico e do fato de controlar diversos sindicatos. Pior ainda, diversos dos membros da chapa situacionista, inclusive seu presidente, empreenderam uma campanha de calúnias contra a Chapa 2, acusando-nos de não defender o diploma! Em vez de debater propostas, a cúpula da Fenaj propagou inverdades, com a finalidade de demonizar a oposição.

A Chapa 2 sempre buscou discutir idéias e o projeto político da Fenaj. A cúpula da entidade, ao contrário, escapa da discussão de conteúdo, escamoteando os erros cometidos e a falência da linha adotada em suas gestões. O presidente da chapa situacionista fugiu dos debates entre as chapas organizados pelos sindicatos de Santa Catarina e do Paraná, ao passo que o presidente da Chapa 2 fez questão de comparecer.

Até a cédula de votação foi utilizada para alavancar votos para o situacionismo. Possuidores de maioria na Comissão Eleitoral Nacional, aprovaram uma cédula que frauda o estatuto da Fenaj, ao vincular explicitamente à Chapa 1 os nomes dos candidatos à Comissão de Ética. Por definição essas candidaturas têm de ser avulsas, desde a inscrição.

Porém crescemos, apesar de todas as manobras! Estamos pedindo recontagem de votos em cinco sindicatos cujo índice de votantes extrapolou em 30% ou mais a média nacional (como na Paraíba, onde chegou a 93% dos jornalistas aptos a votar). E estaremos presentes no Congresso Nacional dos Jornalistas, a realizar-se nos próximos dias em Porto Alegre, com nossos delegados e bandeiras de luta, exercendo o direito democrático de defender nossas propostas e de combater o bom combate".




3 de agosto de 2010
Chapa 2 LutaFenaj!



--
Pedro Estevam da Rocha Pomar
(11) 3091-4465/4466 e 8568-1925


--
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/sindicatopralutar?hl=pt-BR?hl=pt-BR

terça-feira, 27 de julho de 2010

Eleições Fenaj 2010

Atenção jornalistas: entre os dias 27 (terça-feira) e 29 (quinta-feira) estarão sendo realizadas as Eleições Fenaj 2010.

Haverá uma urna fixa na sede da Regional de Santos, das 10 às 19 horas, todos os dias. No dia 28, uma urna volante estará no Jornal A Tribuna, das 10 às 19 horas e, no dia 29, na TV Tribuna (das 11 às 13 horas) e no Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santos, das 14 às 17 horas.

Nós do Coletivo "Sindicato É Pra Lutar!" pedimos o voto na Chapa 2, LUTAFENAJ, que tem entre seus integrantes de todo o país dois jornalistas de Santos: Gustavo Mesquita e Wellington Oliveira.

A chapa 2 compromete-se a lutar intransigentemente pelos direitos dos (as) jornalistas e pelo retorno da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Mais detalhes sobre as propostas da chapa 2 podem ser lidas no site: www.lutafenaj.com.br



Sindicato è Pra Lutar

terça-feira, 13 de julho de 2010

Projeto Integração

Oi pessoal, ficou excelente o trabalho dos alunos do curso de Jornalismo Multimídia da Unimonte, exigência parcial da disciplina Trabalho Interdisciplinar III.

O vídeo de um dos grupos, denominado Projeto Integração, está no Blog e no site do Youtube, confiram:

http://www.youtube.com/watch?v=DYagccbRJ4c

http://superacaoprojeto.blogspot.com/

sábado, 10 de julho de 2010

Votação da PEC dos Jornalistas no Senado ... ainda não foi desta vez

Cresce a expectativa em torno das Propostas de Emenda Constitucional que tramitam no Congresso Nacional reinstituindo a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalistas.

No entanto, mesmo incluída na pauta de votações do esforço concentrado do Senado realizado no dia 7 de julho, a PEC 33/09 não foi à votação em plenário. A matéria deverá ser apreciada após o recesso parlamentar.

Já na Câmara dos Deputados, o relatório sobre a PEC 386/09 deverá ser apresentado à Comissão Especial na próxima semana.

Fonte: Fenaj

terça-feira, 6 de julho de 2010

Chapa LutaFenaj

Pessoal,

O site da Chapa 2-LutaFenaj! está atualizado e repleto de novidades. Vale conferir: www.lutafenaj.com.br

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Relatório sobre a PEC dos Jornalistas será apresentado em julho

O relator da PEC 386/09 deverá apresentar seu parecer à Comissão Especial da Câmara dos Deputados no dia 7 de julho.

A nova data foi informada na audiência pública da Comissão realizada dia 23/06). Com exceção da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), todas as entidades e especialistas ouvidos pela Comissão até o momento afirmaram que a exigência do diploma qualifica o Jornalismo e não fere a liberdade de expressão.


Fonte: Boletim Eletrônico da Fenaj

sexta-feira, 11 de junho de 2010

34º Congresso Nacional dos Jornalistas será em Porto Alegre

Os jornalistas de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Goiás realizam nos próximos dias seus congressos preparatórios ao 34º Congresso Nacional da categoria, que acontece de 18 a 21 de agosto, em Porto Alegre/RS.

Mais informações sobre a programação e inscrições no site do evento http://sindicato.jornalistas-rs.org.br/.

Fonte:Fenaj

quarta-feira, 9 de junho de 2010

XIII Congresso Estadual dos Jornalistas será em Mongaguá

O XIII Congresso Estadual dos Jornalistas, acontece entre os dias 18 e 20 próximos, na Colônia de Férias da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom), situado na Avenida Governador Mário Covas Júnior, 814 – Centro da Cidade.

Com o tema “Jornalistas: em legítima defesa da profissão!”, o congresso tem por objetivo de analisar e debater a conjuntura e as condições em que os profissionais que atuam no jornalismo enfrentam no mercado de trabalho, além de aprovar teses para o Congresso Nacional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que acontece em agosto, em Porto Alegre/RS. As deliberações estarão sintetizadas na “Carta de Monguaguá”, que servirá de referência para o exercício da profissão e para a ação sindical.
Os debates do Congresso estadual terão como base as discussões dos seguintes temas: A Formação específica e a regulamentação profissional; A sindicalização e o fortalecimento da entidade; O controle da jornada de trabalho, a precarização da profissão e o estágio acadêmico e PJ e frila fixo: como combater a fraude.

Durante o evento também serão eleitos os delegados que representarão o estado de São Paulo no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas que acontece em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2010.

A abertura acontece na noite de sexta-feira (dia 18), no Centro Cultural Raul Cortez, Avenida São Paulo, 3.465, no Vera Cruz, com sessão solene e debate dos jornalistas, Leandro Fortes (Carta Capital) e Paulo Salvador (Revista do Brasil), que abordarão “O papel da cobertura jornalística nas eleições 2010”.

Informações: Sindjor Santos (3219-2546).

sábado, 5 de junho de 2010

Revista Estar Bem

A terceira edição da revista Estar Bem ainda pode ser encontrada nas principais bancas da cidade.

Estar Bem é editada por uma equipe de jovens jornalistas, entre eles a nossa querida Lisete Capelletto. Cria da casa (Unimonte).

As três edições estão muito bonitas, com textos e conteúdo de qualidade.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Volta da exigência do diploma terá Dia Nacional de Luta

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma preparam, para 17 de junho, um Dia Nacional de Luta pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que prevêem o retorno da exigência do diploma.

Fonte: Boletim da Fenaj

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Maurício responde pelo Boletim do CAMPS

Ola,amigos!

Nosso ex-aluno de Jornalismo, cria da casa (Unimonte), Maurício Oliveira, primeiro colocado nacional na Expocom/Intercom em 2008, com uma videorreportagem, agora é também o profissional responsável pelo boletim Informativo do Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente - CAMPS.

O jornalista também responde pelo Grupo Mundo Cultural. "Assumo esse trabalho com motivação de jornalista que faz o que gosta", diz ele.

Contatos com Maurício:
http://grupomundocultural.blogspot.com/
http://www.youtube.com/grupomundocultural
http://grupomundocultural.ning.com
mauricio.mundocultural@gmail.com
twitter/@oli_mauricio
skype:mauricio.mundocultural76
13 3022 5006 13 9122 4487

terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto Superação

Oi, pessoal.

Acompanhem o blog do Projeto Superação, um trabalho muito bem realizado pelos alunos do curso de Jornalismo Multimídia da Unimonte. Ele trata da mídia e da diversidade e é fruto da disciplina Tidir - Trabalho Interdisciplinar Dirigido, da turma do 3º ciclo.

Acesse e confira:
http://superacaoprojeto.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ALUNOS DE JORNALISMO MULTIMÍDIA DIVULGAM ONG QUE TRABALHA COM TAA-TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

A divulgação do trabalho da Ong Pegadas e Passos vai ser feita nesta quinta-feira, dia 27 de maio (hoje), no campus Victório Lanza; e na sexta-feira, dia 28 (amanhã), no campus Vila Mathias.

No intervalo das aulas do período noturno, os alunos de Jornalismo Multímidia da Unimonte promovem, em parceria com a entidade, uma demonstração das técnicas de Terapia Assistida por Animais, mais conhecida como TAA.

A ong utiliza esse método terapêutico no tratamento de crianças autistas, em Santos e São VIcente. Cães treinados interagem com os pacientes, ajudando no trabalhos de questões relacionadas à motivação, concentração, atenção e socialização, entre outros aspectos.

Segundo a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, a TAA, ou pet terapia, é uma técnica útil na socialização de pessoas, na psicoterapia e nos tratamentos de pacientes com deficiências.

Ela também pode ser utilizada para diminuiar a ansiedade causada por doenças graves, como o câncer e o mal de Alzheimer.Muitas espécies de animais podem ser usadas com esses fins terapêuticos, mas os cavalos e os cães são as mais comuns.

A TAA surgiu na Inglaterra, no século dezoito e hoje é desenvolvida por várias associações no mundo inteiro.

A demonstração de TAA na Unimonte é aberta ao público, mas deve interessar, sobretudo, a alunos e profissioanais de pedagogia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e medicina do trabalho.

Tidir III
A promoção dos dois eventos fazem parte do trabalho prático da disciplina de Tidir III- Trabalhos Interdisciplinares Dirigidos, do terceiro módulo de Jornalismo Multimídia da Unimonte.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Blog do Projeto Superação - Jornalimo Unimonte

Ai vai o link do blog dos alunos de Jornalismo Multimídia da Unimonte, capitaneado pela Jaqueline Soares, com mais posts a respeito do Projeto Superação.

Desta vez, foram colocadas informações a respeito do trabalho das meninas de Serviço Social da Unimonte.

http://superacaoprojeto.blogspot.com/

Visitem, comentem, divulguem, mandem opiniões e sigam esta ideia.

Há também o twitter do projeto:
@superacaoprojet

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comunicação e Sustentabilidade, direto, na Unimonte

Olá!
Amanhã, quinta-feira, das 9 às 18h30, no auditório do Campus Vila Mathias (Avenida Rangel Pestana, 99), a Unimonte vai transmitir, ao vivo,o III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade.

Quem estiver interessado no assunto, é só chegar e assistir. O fórum acontece no Rio de Janeiro.

Reuniões de GTs

ATENÇÃO JORNALISTAS

A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, NA SEDE DO SINDICATO (RUA MARTIM AFONSO, 101, 6º ANDAR) SERÃO REALIZADAS AS QUATRO REUNIÕES DE GRUPOS DE TRABALHO (GTs), VISANDO O CONGRESSO ESTADUAL DOS JORNALISTAS, QUE SERÁ REALIZADO EM MONGAGUÁ, ENTRE 18 E 20 DE JUNHO, SOB O TEMA ¨JORNALISTAS EM LEGÍTIMA DEFESA DA PROFISSÃO". ESSAS GTs SERÃO PRÉVIAS PARA AS DISCUSSÕES NO CONGRESSO. CONFIRA ABAIXO

GT1 - A Formação específica e a regulamentação profissional - 24/05
GT2 - A sindicalização e o fortalecimento da entidade - 25/05
GT3 - O controle da jornada de trabalho, a precarização da profissão e o estágio acadêmico - 26/05
GT4 – PJ e frila fixo: como combater a fraude - 27/05

LOCAL: REGIONAL DE SANTOS DO SINDICATO DOS JORNALISTAS
RUA MARTIM AFONSO, 101 - 6º ANDAR
HORÁRIO: 19 HORAS



Segundo o estatuto do Sindicato é preciso participar de dois Gts para ser habilitado a ir no Congresso.



GugaR

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Integração e inclusão

Os direitos das pessoas com deficiência avançaram de uma prática de segregação ao modelo da integração, para agora chegar ao conceito de sociedade inclusiva.

Sem saber o que é sociedade inclusiva, o jornalista não vai conseguir fazer matérias interessantes e importantes sobre o tema. E não ajudará em nada a sociedade.

Durante muitos séculos as pessoas com deficiência eram consideradas inválidas e socialmente inúteis. Até o final da década de 1940, impunha-se a essas pessoas a internação definitiva em instituições fechadas.

Surge então o movimento de integração, propondo a adaptação das pessoas com deficiência ao meio social. A integração nos induz a acreditar que podemos escolher quais seres humanos têm direito a estar nas escolas, nos parques de diversão, nas igrejas, nos ambientes de trabalho, em todos os lugares. É uma injustiça do modelo integrativo, que só aceitava quem estava pronta ou quase pronta para esse ingresso social.

A partir de 1980 se inicia uma inquietação sobre os limites dessa interação, que ganha forma no conceito de inclusão. Desde 1999 o Brasil tem ratificado seu compromisso com a inclusão. = uma sociedade global para todos. Força inclusiva da nossa Constituição. Lei federal nº 7.853. “É crime passível de punição qualquer tentativa de impedir que uma pessoa com deficiência frequentasse uma escola de sua comunidade.

A inclusão, ao contrário da integração, aponta para um novo caminho. Nela, nossas decisões são guiadas pela certeza de que o direito de escolher seres humanos é filosoficamente ilegítimo, além de anticonstitucional.

Uma sociedade inclusiva tem compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas com deficiências. Tem compromisso com elas e sua diversidade. É um movimento com características políticas.

Como filosofia, incluir é a crença de que todos têm direito de participar ativamente da sociedade.

Como ideologia, a inclusão vem para quebrar barreiras em torno de grupos estigmatizados.
A inclusão é para todos porque somo diferentes. Todos.

A partir da certeza de que todos somos diferentes, não existem os especiais, os normais, os excepcionais. O que existe são pessoas com deficiência.

O adjetivo inclusive é quando se busca qualidade para todas as pessoas com e sem deficiência (escola inclusiva, trabalho inclusivo, lazer inclusivo, etc).


Fonte: Diversidade, Mídia e deficiência. ANDI – Fundação Banco do Brasil.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Debate sobre o negro e a mídia, na Unimonte

Nesta quinta-feira, 13 de maio, às 19 horas, pela passagem do Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, acontece na Unimonte - auditório do campus Victório Lanza, na Rua Brás Cubas, 344 (3º andar), evento aberto ao público, voltado especialmente a estudantes dos cursos de Comunicação, Pedagogia e Serviço Social.

Os alunos de jornalismo participarão da temática "O negro e a mídia". O debatedor será o repórter Thiago Macedo, do jornal A Tribuna.

As palestras serão abertas ao público e têm a coordenação da Associação Cultural dos Afrodescentes da Baixada Santista (Afrosan) e Unimonte.

sábado, 8 de maio de 2010

Matéria de aluna de Jornalismo da Unimonte na Tribuna Online

Pessoal, baixo está o link para acesso à matéria da aluna de Jornalismo Multimídia Indiana Crislei, para a Tribuna Online.

Valeu, Indiana, ainda mais que você só está no terceiro módulo!

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=32363&idDepartamento=25&idCategoria=51

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mídia e Sustentabilidade é tema de palestra de escritora portuguesa na Unimonte, nesta sexta.

Aberto ao público, encontro será na Unimonte, por meio de iniciativa do curso de Jornalismo Multimídia da Faculdade de Comunicação Social.


Em tempos em que debates sobre sustentabilidade estão cada vez mais em voga, será que os veículos de comunicação tratam o assunto com o destaque que ele merece?

Esta será uma das perguntas que a jornalista e escritora portuguesa Sandrine Lage vai responder aos participantes da palestra ‘Mídia e Sustentabilidade – o poder de (in)formar’.

Aberto ao público em geral, o encontro ocorrerá em 7 de maio (próxima sexta-feira), às 19h30, no auditório da Unidade Vila Mathias da Unimonte (Av. Rangel Pestana, 99). A iniciativa é do curso de Jornalismo Multimídia da faculdade.

Sandrine explicará como a mídia trata a temática da sustentabilidade ao redor do mundo e quais aspectos precisam ser melhorados. E ela pauta suas explanações com a propriedade de alguém que pode ser considerada uma veterana na abordagem do assunto. Autora do livro que dá nome a sua palestra – Mídia e Sustentabilidade – o poder de (in)formar -, ela iniciou sua carreira como jornalista e editora de projetos editoriais pioneiros em Portugal sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE), sustentabilidade e consumo consciente, dedicando-se também à pesquisa das melhores formas de comunicação destas linhas de interesse.

Entre as pesquisas promovidas por Sandrine está uma realizada com o jornal britânico ‘The Guardian’, na qual se revela que as matérias sobre sustentabilidade destacadas no veículo influenciaram 74% dos leitores a economizar energia e outros 61% a trabalhar com reciclagem e re-uso.

Sandrine Lage possui o título de Mestre em Ciências da Sustentabilidade pela Universidade de Cranfield, no Reino Unido, com a tese ‘Como melhorar a comunicação da sustentabilidade na mídia’, baseada no case do jornal britânico ‘The Guardian’. Ela publica regularmente artigos na imprensa de Portugal e, mais recentemente, brasileira, e participa também de programas de TV e rádio portuguesas, bem como de conferências e seminários para divulgar as melhores práticas de sustentabilidade em Portugal e em Moçambique.

Mais do que enriquecer os conhecimentos acerca de um tema bastante discutido no mundo atual, quem estiver presente ao evento poderá também participar de um concurso de artigos sobre o tema ‘A Agenda da Sustentabilidade nos Meios de Comunicação Brasileiros’.

O melhor texto, escolhido pela própria jornalista, será publicado na revista digital Envolverde e o autor receberá um exemplar do livro da palestrante. O concurso, lembrando, será válido apenas para participantes do evento.

Fonte: Marcorp/Unimonte

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

No Brasil, o 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, ficou marcado como o primeiro ano, após décadas, em que nosso país figura entre os poucos que não dispõem de legislação específica para regular a plena liberdade de imprensa, após duas decisões do Supremo Tribunal Federal.

Para onde estamos indo...

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Universitária de Jornalismo Multimídia da Unimonte registra acidente em Santos e consegue capa do Jornal A Tribuna

A aluna Andréa Lobo, do curso de Jornalismo Multimídia da Unimonte, teve sua foto publicada no dia 20 de abril, no local de maior prestígio do jornal A Tribuna: a capa.

Existe um máxima popular que diz que jornalista é sempre jornalista, mesmo fora da redação. E isso pôde ser comprovado pela estudante Andréa Lobo.

Ela registrou em 19 de abril um acidente entre dois ônibus no bairro do Marapé, em Santos. Com a câmera fotográfica na mão e o tino jornalístico apurado, ela fez imagens do socorro prestado pelo Corpo de Bombeiros às vítimas.

Mas a surpresa ficou por conta do mais renomado jornal da região, A Tribuna, utilizar o registro da futura jornalista em seu site (www.atribuna.com.br) e também como destaque na capa do periódico no dia 20 de abril (veja ao lado e clique em cima para ver em tamanho maior).

Ficou curioso? Acesse o link e veja o feito de nossa aluna, bem como as fotos feitas por ela: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=30506&idDepartamento=5&idCategoria=0


Vale destacar que a capa é local de maior prestígio para um profissional de Comunicação. A Unimonte se orgulha de você, Andréa Lobo! Parabéns.

Fonte: Marcorp

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Justiça do Paraná aceita exigência de diploma para cargo de Jornalista da UFPR

O juiz Marcos Roberto Araújo dos Santos, da 4ª Vara Federal de Curitiba, julgou improcedente o mandado de segurança movido por Gustavo Carvalho de Aquino contra a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ano passado, Carvalho passou em primeiro lugar em um concurso público para o cargo de jornalista da UFPR, como não possui a graduação no curso, como previa o edital, a universidade paranaense não o aceitou para a vaga.

A Justiça já havia negado o mandado de segurança movido por Carvalho. Inconformado com a decisão, o candidato interpôs um agravo de instrumento, que foi julgado no dia 15/04. O juiz entendeu que é um direito da UFPR escolher se quer apenas jornalistas diplomados para os concursos. "Da mesma forma que o empregador da esfera privada está autorizado a contratar jornalistas com ou sem diploma em Jornalismo, o Administrador Público pode optar pela qualificação que entender necessária ao preenchimento do cargo, desde que não desborde dos limites da legalidade e da razoabilidade, o que não ocorre no caso", avaliou Santos.

Em 2009, através de parecer da juíza Soraia Tulio, o candidato teve sua liminar negada. Soraia relatou que a universidade não se utilizava de abuso de poder, mas que apenas cumpria o que estava no edital do concurso.

"Constando expressamente no edital do concurso - que, como é sabido, constitui a lei do certame -, a exigência de curso superior para o exercício do cargo, inexiste ilegalidade ou abuso de poder no ato da autoridade impetrada (UFPR) que impediu a posse do candidato", cita a juíza em trecho de sua sentença.

Com a decisão da Justiça, a UFPR já pode convocar os candidatos seguintes da lista de aprovados, independentemente de qualquer outro recurso judicial por parte do candidato.


Fonte: Comunique-se

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Já são 7 os jornalistas mortos depois da queda de Zelaya, em Honduras

Há 45 dias, desde a última eleição em Honduras, que designou novo presidente para ocupar o cargo de Manuel Zelaya, vítima de um golpe de estado, já foram assassinados sete jornalistas em Honduras. Segundo o Repórteres sem Fronteiras, o clima naquele país é de "amaeaças cada vez mais alarmantes".

Georgino Orellana é o 7º jornalista assassinado, recebeu um tiro na cabeça quando deixava a Rádio Progreso, emissora onde trabalhava. Quando do golpe de estado, a emissora foi uma das primeiras a serem ocupadas pelo exército hondurenho.

Liberdade de imprensa e democracia caminham juntas!

Fonte: blog do Chico SantAnna

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fundação de uma Central Sindical independente

Nós jornalistas da Oposição Sindicato é Pra Lutar temos um importante papel a cumprir dia 26 de abril, às 17H00, na Av. Washington Luiz, 140, em Santos: participar da Assembleia histórica para indicar delegado(s) que representarão a categoria da Baixada Santista no Congresso da Classe Trabalhadora (Conclat), que será realizado nos dias 5 e 6de junho, no Centro de Convenções Mendes, em Santos.

Importante: não é necessário ser sindicalizado, basta ter o MTb.

Na oportunidde, os jornalistas poderão escolher e ser escolhidos para, junto com outras categorias de trabalhadores e movimentos sociais de todo o País, darem um passo muito importante ao aprovarem as bases de um novo instrumento de luta da classe trabalhadora.

Estas diretrizes servirão para a fundação de uma Nova Central Sindical verdadeiramente comprometida com a reorganização dos movimentos sindicais e populares, para fortalecer as lutas imediatas e históricas daqueles que sobrevivem unicamente de sua força de trabalho.

Insatisfeitos com a falta de luta em defesa de seus direitos pelas atuais Centrais pelegas, incluindo a CUT, os trabalhadores irão fundar uma nova Central que realmente os defenda: uma Central autônoma e independente de patrões, governos e partidos políticos, entre muitas outras lutas reais referentes aos trabalhadores e movimentos sociais.


Fonte: Movimento Sindicato é Pra Lutar

Diploma para jornalistas no Serviço Público

Aos poucos, todos vão percebendo o erro e colocando as coisas nos seus devidos lugares.

Natal é a segunda capital brasileira onde a exigência de diploma de Jornalismo para a ocupação das assessorias de imprensa do município agora é Lei.

A prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), sancionou na terça-feira (13/04) o Projeto de Lei do vereador Edivan Martins (PV), que torna obrigatório o diploma de jornalismo para atuar na área nos órgãos da capital potiguar.

Pioneira, a Câmara Municipal de Maceió promulgou lei no mesmo sentido no dia do Jornalista, 7 de abril.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Desabrigados do Vale na Tribuna online

Confiram a matéria do nosso aluno Douglas Vital Machado na coluna Jovem Jornalista, de A Tribuna Digital. Aí vai o link:

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=29195&idDepartamento=25&idCategoria=51

Douglas tem parentes no Vale do Ribeira e acompanha de perto o drama que eles ainda passam, meses depois que as chuvas destruiram parte da cidade e deixaram muitos sem ter onde morar.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

4º Prêmio Instituto 3M para Jornalistas

Estão abertas as inscrições para o 4º Prêmio Instituto 3M para Jornalistas. Entrem no hotsite, leiam o regulamento e vejam as categorias com as quais vocês podem participar.
www.instituto3m.org.br/premiojornalistas

Para os que tem twitter, divulguem o prêmio citando o perfil do Instituto 3M(http://twitter.com/instituto3M).

Para visualizar o perfil de Instituto acesse: http://www.orkut.com.br/Profile?uid=11681455653030761535&mt=2

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Em debate, o sigilo da fonte

O caro abaixo é significativo para analisarmos a questão do sigilo da fonte e até onde ele é válido.



O jornalista francês Laurent Richard está causando polêmica por ter revelado à polícia a identidade de supostos pedófilos que entrevistou em uma reportagem para o programa Les Infiltrés. A matéria, feita com uma câmera escondida, será exibida nesta terça-feira, no canal estatal France 2.

Por causa da denúncia, 22 pessoas foram presas na França e uma no Canadá.

Para a reportagem, Richard fingiu ser uma garota de 12 anos chamada Jéssica. Depois, filmou os encontros com diversos homens. Na matéria, que levou cerca de um ano para ser realizada, as vozes foram alteradas e os rostos não são exibidos.

"Quando eu disse que era jornalista e que estava com uma câmera, eles não fugiram e aceitaram falar", explica Richard.

O jornalista também fingiu ser um pedófilo para entrar em contato com redes que trocam imagens de pornografia infantil. Nesse caso, sem avisar que as pessoas estavam sendo entrevistadas.

Para justificar a divulgação das fontes para a polícia, Richard diz ter feito “o que todo cidadão deve fazer” diante da “gravidade dos fatos”.

“Quando detemos informações que podem impedir tentativas de corrupção de menores ou o estupro de crianças, é normal levar o caso à polícia”, afirma.

Polêmica
O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas da França, Dominique Predalié, criticou a postura de Richard. Ele disse estar “escandalizado” e que “os jornalistas não devem divulgar suas fontes”.

Hervé Chebalier, presidente da Agência Capa, que produziu a reportagem, defendeu a posição do jornalista, alegando que a equipe cumpriu a lei, que prevê penas e multa para quem tiver conhecimento de violações sexuais e não informar as autoridades.

Fonte: Comunique-se, com informações da BBC.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Relatório aponta 58 agressões contra jornalistas

A Comissão Nacional de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa da FENAJ lançou no dia 27de março, o Relatório de Violência e Liberdade de Imprensa 2009.

Assim como em 2007 e 2008, a maioria dos casos de violência contra os jornalistas é cometida por agentes do estado ou a mando deles.

O estudo registrou 58 agressões aos jornalistas e a sociedade brasileira.

A FENAJ encaminhará o documento às autoridades com pedido de providências para combater a violência contra Jornalistas.

Fonte: Fenaj

quarta-feira, 31 de março de 2010

Só filiar jornalistas diplomados

Reunido em Brasília no dia 27 de março, com grande participação dos Sindicatos de Jornalistas Profissionais do país - 25 dos 31 sindicatos filiados -, o Conselho de Representantes da FENAJ decidiu intensificar a luta em defesa do diploma e manter orientação da diretoria da Federação de não associar e não emitir carteiras de identidade de jornalista para não diplomados.

Ficou definida, ainda, a Semana Nacional de Luta da categoria para o período de 5 a 10 de abril e a eleição da nova direção da Federação para o final de julho.

Fonte: Fenaj

terça-feira, 23 de março de 2010

Globo e governo estadual vão abrir escola de mídia eletrônica

As Organizações Globo assinaram um convênio com o Governo de São Paulo para a implantação de uma escola técnica (Etec) voltada para a mídia eletrônica. O convênio foi assinado dia 19 último, por Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo, e José Serra (PSDB), governador do Estado.

A escola deverá ser construída pela TV Globo, em parceria com o Centro Paula Souza, do governo paulista, e a Fundação Roberto Marinho. A Etec vai funcionar na região do Brooklin, perto dos estúdios da Globo, e deve ficar pronta em 2011. A emissora, que doou o terreno e será responsável pela construção, ainda não divulgou o valor do investimento.

Serão oferecidas 240 vagas para cursos de Multimídia, com duração de três semestres, e Produção de Áudio e Vídeo, com duração de quatro semestres. O Centro Paula Souza ficará responsável pelo processo seletivo, contratação de professores e infra-estrutura.


Fonte: Portal Comunique-se

sábado, 20 de março de 2010

Onde encontrar o Jornal do Marapé

Para o pessoal que quer saber onde encontrar o Jornal do Marapé, que é distribuído gratuitamente, no bairro, envio alguns locais.

O Jornal do Marapé é o terceiro impresso de bairro de Santos, editado pela jovem jornalista Vanessa Sabino, minha querida e competente ex-aluna do curso de Jornalismo da Unimonte.


Raio de Sol - Rua Carvalho de Mendonça, 654

Bar da Cida - Rua Saturnino de Brito, 74

Banca da Padaria Além Mar (aos domingos) - Pinheiro Machado com Carvalho de Mendonça

Panificadora São Luiz, Avenida Pinheiro Machado, 472

Pabificadora Portinari I - Av. Moura Ribeiro, 01

sexta-feira, 19 de março de 2010

Alunos de Jornalismo Multimídia da Unimonte expõem fotos no Brisamar Shopping a partir de hoje

Tem início hoje, no Brisamar Shopping, em São Vicente, a exposição fotográfica "Seguindo seus Mestres" dos alunos do curso de Jornalismo Multimídida da Unimonte. A mostra permenecerá no shopping de 19 a 28 de março (dez dias/dois finais de semana).

"Seguindo seus Mestres" mostra entre 30 e 40 fotografias, no formato 20X 30 centímetros, a maioria em preto e branco. Elas estão expostas no terceiro piso do principal centro comercial.

As fotos foram clicadas em vários pontos da Baixada Santista e retratam paisagens urbanas, elementos da natureza e pessoas da região.

Elas são inspiradas nos trabalhos realizados por fotógrafos renomados como Marcos Piffer, George Rodger, Sebastião Salgado, Hildegard Rosenthal, Araquém Alcântara, Margaret Bourke e Nick Brandt.

O material faz parte das atividades das disciplinas de Fotografia e Fotojornalismo, ministradas pelo professor Durval Moretto.

Também serão expostas as duas fotografias premiadas em dezembro de 2009 no 1o. concurso de fotojornalismo da Regional Baixada Santista do Sindicato dos Jornalistas: "Caos Social X Esperança", do aluno Paulo Nogueira, ganhador do primeiro lugar; e "Lentes sem Retoque. Infância Roubada", do estudante Antonio Pinheiro, que ficou com a segunda colocação.

Gaúchos exigem diploma no serviço público

Jornalistas gaúchos comemoraram nesta quarta-feira (17/03) a aprovação, pela Assembléia Legislativa do RS, do Projeto de Lei 236/2009, que torna obrigatório o diploma de Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual.

A FENAJ prossegue com a orientação de que se busque, nos estados, contato com os líderes de bancadas para acelerar a composição da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisará a Proposta de Emenda Constitucional 386/09.

Fonte: Boletim Eletrônico Fenaj

sábado, 13 de março de 2010

Jornal do Marapé, o mais novo impresso de bairro de Santos

A jornalista Vanessa Sabino, minha querida e competente ex-aluna, acaba de lançar com total sucesso, o Jornal do Marapé.

Como responsável por uma coluna sobre Educação nesse que é o mais novo veículo de comunicação impressa de bairro de Santos, convido todos a conhecerem o jornal, que é encontrado em todo o Marapé.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Igrejas Evangélicas e a Mídia no Brasil, na 6ª, para alunos de Jornalismo

A jornalista e mestranda em Comunicação Social Eliana Motta estará na Unimonte, na próxima sexta (12), a partir das 19h10, quando exporá o tema Igrejas Evangélicas e a Mídia no Brasil: uma Análise do Discurso da revista Veja em relação às igrejas evangélicas.

Eliana, que se graduou em Jornalismo pela Unimonte e hoje faz mestrado na Universidade Metodista de São Paulo, falará para os alunos de Jornalismo Multimídia - disciplina Análise Crítica da Mídia, na Sala 10-A do Campus Rangel Pestana - Vila Mathias. O encontro é aberto a todos os interessados no tema.

A jornalista explica que o objetivo específico do projeto que ela vai expor é estudar a abordagem da revista Veja em relação às Igrejas Evangélicas, por meio da Análise do Discurso, no período de 1999 a 2009, em suas narrativas e articulações do discurso.

"Esse Projeto não objetiva “julgar” certo ou errado o procedimento das diferentes tendências religiosas do protestantismo brasileiro", diz.

Será apresentado um Estudo de Caso sobre a Igreja Renascer em Cristo, onde será exposta uma pesquisa inicial, que tem como problemática e objetivo principal, estudar a produção jornalística do periódico, atentando para questões pontuais que norteam a profissão como: ética, subjetividade, neutralidade, objetividade, para descobrir e entender como as matérias veiculadas na revista produzem convicções, crenças e percepções sobre a identidade social dos evangélicos no Brasil.

O projeto situa-se na interface entre os estudos de produção e de recepção dos produtos mediáticos. Embora tenha como base a área da Comunicação, este estudo dialoga com as Ciências Sociais em geral, de modo particular com a Antropologia e com da Sociologia.

Além disso, privilegia-se uma abordagem interdisciplinar combinando técnicas da Análise do Discurso (AD) com referenciais teóricos dos estudos comunicacionais.

O estudo visa facilitar o diálogo entre a sociedade, entidades religiosas e profissionais envolvidos na produção de mensagens mediáticas, resgatando os valores éticos do profissional de comunicação.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Links piratas de livros retirados do ar

A Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), em seu balanço do segundo semestre de 2009, divulgado este mês, informa que mais de 14 mil links piratas de livros foram tirados do ar, no período.

A Record foi a editora mais prejudida, com 1742 links de arquivos digitais piratas. Também foram lesadas por essa atividade ilegal outras editoras como a Cia das Letras, Objetiva, Saraiva e Atual.

Desde agosto de 2009, foram encontrados 15.713 links piratas para downloads de arquivos de livros na íntegra.

Para denunciar sites que disponibilizam arquivos piratas de livros digitais basta acessar o www.abdr.org.br. Não precisa se identificar.

Fonte: Informativo Portal do Autor, Juliane Cintra e IPNews.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Exposição dos alunos de Jornalismo da Unimonte é inspirada nos grandes mestres da fotografia

"Seguindo seus Mestres" é o nome da exposição fotográfica que os alunos do curso de Jornalismo Multimídida da Unimonte apresentarão no Brisamar Shopping, em São Vicente, de 19 a 28 de março (dez dias/dois finais de semana).

Graças ao talento dos alunos, "Seguindo seus Mestres" mostrará entre 30 e 40 fotografias, no formato 20X 30 centímetros, a maioria em preto e branco. Elas estarão expostas no terceiro piso do principal centro comercial.

As fotos foram clicadas em vários pontos da Baixada Santista e retratam paisagens urbanas, elementos da natureza e pessoas da região.

Elas são inspiradas nos trabalhos realizados por fotógrafos renomados como Marcos Piffer, George Rodger, Sebastião Salgado, Hildegard Rosenthal, Araquém Alcântara, Margaret Bourke e Nick Brandt.

O material faz parte das atividades das disciplinas de Fotografia e Fotojornalismo, ministradas pelo professor Durval Moretto.

Também serão expostas as duas fotografias premiadas em dezembro de 2009 no 1o. concurso de fotojornalismo da Regional Baixada Santista do Sindicato dos Jornalistas: "Caos Social X Esperança", do aluno Paulo Nogueira, ganhador do primeiro lugar; e "Lentes sem Retoque. Infância Roubada", do estudante Antonio Pinheiro, que ficou com a segunda colocação.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Jornais alemães cobrarão material online

Jornais online


Em meio ao debate mundial sobre o futuro dos jornais, no que diz respeito a cobrar ou não cobrar pelo acesso ao conteúdo online, a maior editora da Alemanha, a Axel Springer, já se decidiu. Dois de seus jornais cobrarão pelo material online e seus tablóides poderão ser assinados por usuários do iPhone.

Assim, os jornais Berliner Morgenpost e Hamburger Abendblatt se somam ao The New York Times (EUA), The Wall Street Journal (EUA), Financial Times (Reino Unido), L'Express (França) e Le Figaro (França).

O presidente do Financial Times, John Ridding, afirma que pela primeira vez a receita obtida com a venda de conteúdo foi maior que a de publicidade na internet.

Há ainda os que acham que só haverá sucesso com a venda de conteúdos online se ficar claro para os leitores que isso ajudará a tornar os jornais independentes.


Fonte: Folha de São Paulo/Apijor

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nova carteira de identidade dos jornalistas

A nova carteira de identidade profissional dos jornalistas já está sendo emitida pela Fenaj. Em formato de cartão magnético, o novo documento tem validade de três anos e é produzido para os profissionais do Estado de São Paulo, num prazo médio de 20 dias.

A nova carteira de identidade tem modelo biométrico digital, o que garantirá maior segurança, durabilidade e qualidade na identificação dos jornalistas e já poderá se usada na Identificação Positiva de Passageiros, nova medida da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a ser adotada a partir de 1º de março, quando todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar documento de identificação, com foto, no portão de embarque das aeronaves.

Os interessados em obter a carteira de identidade profissional devem entrar em contato com o Sindicato dos Jornalistas de seu estado ou região para obter informações sobre a documentação e procedimentos necessários.

Fonte:Fenaj

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Prêmio Ethos - Valor

O Instituto Ethos e o jornal Valor Econômico convidam, pelo décimo ano seguido, estudantes e professores universitários a participarem do Prêmio Ethos-Valor - concurso para trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e sustentabilidade aplicada às empresas.

O objetivo do prêmio é incentivar e aprofundar o debate sobre a responsabilidade social das empresas e o desenvolvimento sustentável entre a comunidade acadêmica, envolvendo professores e alunos de todas as áreas de conhecimento, nos cursos de graduação e pós-graduação, em todo o território nacional.


INSCRIÇÕES
· Pré-Inscrições: até 5 de abril de 2010.
· Envio dos trabalhos: até 6 de abril de 2010.

Não há limite de inscrições por autor, categoria ou instituição de ensino.


CATEGORIAS, SUBCATEGORIAS E TEMAS

Professores - Educação para a Sutentabilidade
· Planos de Ensino
· Artigos de Pesquisa

Estudantes - Responsabilidade social empresarial, desenvolvimento sustentável e a Carta da Terra
· Graduação e Cursos Sequenciais
· Pós-graduação

Mista e Temática - Corrupção


PREMIAÇÃO
· Publicação dos trabalhos em livro comercial
· Convite para a Conferência Internacional do Instituto Ethos
· Convite para o Curso de Formação de Multiplicadores da RSE
· Assinatura do jornal Valor Econômico
· Troféu Prêmio Ethos-Valor
· Conjunto de publicações do Instituto Ethos

Consulte o regulamento para saber as premiações relativas a cada categoria

Para saber mais sobre o concurso visite:
Site - http://www.premioethosvalor.org.br
Email - premio@ethos.org.br
Twitter - http://twitter.com/ethos_valor
Blog, Orkut e Facebook

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sindicato de São Paulo abre suas portas para jornalistas não diplomados

Do sítio O Jornalista (Blog do Chico Sant'Anna).

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) decidiu na reunião de fevereiro/2010, de sua Diretoria Plena, aceitar a sindicalização dos jornalistas com registro, sem diploma, que provarem exercício remunerado da atividade jornalística.

A iniciativa inédita será levada para reunião da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com a sugestão que seja implantada em todo o País.

O Sindicato não confirmou a informação, mas disse que estão estudando a medida.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Abril quer formar jornalistas

Roberto Civita, dono da Editoria Abril, anunciou em entrevista concedida a Inês Pereira, da revista Negócios da Comunicação, que vai abrir uma escola de pós-graduação para jornalistas. O provável nome é Escola Superior de Jornalismo (ESJ).

Manter escolas com seus respectivos cursos sempre foi atribuição de instituições de ensino, devidamente credenciadas e fiscalizadas pelo MEC. E agora?

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Último dia de inscrição para o V Concurso Tim Lopes de Jornalismo

Terminam hoje as inscrições para o V Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, cujo tema "Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes".

O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística não premia reportagens já veiculadas e sim projetos de reportagem e concede um recurso para apoiar o jornalista no desenvolvimento da investigação.

Está aberto à participação de repórteres, editores e chefes de reportagem de diferentes tipos de veículos (impresso, rádio, televisão, web e veículos comunitários ou alternativos), além de estudantes e professores de cursos de comunicação.

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição que está disponível no site
www.andi.org.br/timlopes.

As melhores propostas de pauta sobre o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes recebem um apoio técnico e financeiro para sua realização (as bolsas variam entre R$ 10.500,00 a R$ 16.000,00). Ao final, os participantes recebem também um prêmio de R$ 3 mil.

O Concurso é uma iniciativa da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), da Childhood Brasil (Instituto WCF) e da Save The Children Suécia e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O projeto é uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, que foi assassinado por traficantes de drogas enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes, em uma favela do Rio de Janeiro.


Fonte: site da Fenaj

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lei municipal em BH torna obrigatório o diploma de jornalista para cargos de jornalista e assessor de imprensa na Câmara e Prefeitura

O Diário Oficial do Município (DOM) de Belo Horizonte publicou dia
20 de janeiro, a sanção da Lei 9.825, de 19 de janeiro de 2010, que
torna obrigatório o diploma de Comunicação Social, habilitação em
Jornalismo, para os cargos de jornalista ou de assessor de imprensa
nos poderes Legislativo e Executivo do Município de Belo Horizonte. A
lei é originária do Projeto de Lei 667/09, de autoria dos vereadores
Adriano Ventura (PT) e Luzia Ferreira (PPS), presidente da Câmara
Municipal de Belo Horizonte.

O PL 667/09 tramitou na Casa nas comissões de Legislação e Justiça e
de Administração Pública, sendo aprovado em 2º turno durante reunião
plenária realizada no dia 23 de dezembro.

Lei 9.825

A Lei 9.825/10 estabelece a obrigatoriedade de diploma de Comunicação
Social, habilitação em Jornalismo, aos profissionais contratados para
os cargos de jornalista ou de assessor de imprensa, nos poderes
Legislativo e Executivo, do Município de Belo Horizonte. A matéria tem
o propósito de garantir a importância da formação acadêmica e técnica
aprendidas em faculdades especializadas. O diploma representou um
avanço para o desenvolvimento da profissão, zelando pela qualidade da
informação repassada à sociedade.

Do texto original do Projeto de Lei, apenas o artigo 2º foi vetado
pelo prefeito Marcio Lacerda. O parágrafo em questão definia quais
seriam os atos privativos do jornalista, ou seja, considerava
exercício específico do jornalista uma série de atividades, que não
estariam de acordo com a Constituição, além de ultrapassar a
competência do Legislativo.


Fontes: Superintendência de Comunicação Institucional/Sindicato é pra lutar

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais um jornal para as classes C e D

Nesta quarta-feira, São Paulo ganha mais um jornal popular, o Mais, voltado às classes C e D. Vendido a R$0,50, o Mais tem como editor-chefe Fernando Santos.

Será em formato tablóide, com até 28 páginas e tiragem de 75 mil exemplares.
Na Redação, 32 profissionais são responsáveis por duas grandes editorias: Geral e Esportes.

Até o dia 27/01, o jornal circula de maneira experimental. Em breve, o Mais ganhará uma versão digital.

Em São Paulo já existem três jornais impressos de grande circulação nessa linha, mas que são gratuítos: MetrôNews, Metro e Destak.

O Rio de Janeiro possui dois títulos nessa linha: Meia Hora e Expresso. Em Minas Gerais, existe o Super Notícia, considerado um fenômeno de vendas.


Fonte: Comunique-se

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ministério do Trabalho autoriza registro de jornalista sem diploma

Jornalistas diplomados devem ser registrados como ‘jornalistas profissionais’ e os demais, sem diploma, como ‘jornalistas’.

Essa é a determinação do Ministério do Trabalho, segundo norma interna de orientação às Secretarias Regionais do Trabalho, no processo de registros dos jornalistas.

Tal orientação contraria o compromisso assumido pelo Ministério do Trabalho, no final do ano passado, com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e presidentes de sindicatos da categoria.

Os registros de diagramador, ilustrador, repórter fotográfico e cinematográfico ainda não foram definidos.

O presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, seguirá cobrando a realização de uma audiência pública com o ministro Carlos Lupi para tratar do tema.

Fonte: Site da Apijor.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Paulo Markun, na quinta, no Sesc

Quem quiser bater papo com o jornalista Paulo Markun, é só aparecer no Sesc-Santos (Avenida Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), na próxima quinta-feira,(21), a partir das 19h30.

Em parceria com o Sesc, a Realejo Livros estará promovendo, na ocasião, o lançamento do livro do jornalista, Cabeza de Vaca.

A entrada é franca e o bate papo será no Teatro do Sesc.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Estágio para Jornalismo

Hoje é o último dia para inscrições no Programa de Estágios da Usiminas.

Há vagas na usina de Cubatão (antiga Cosipa), em nível superior, para estudantes de jornalismo.

A bolsa-auxílio é de R$ 830,00, além de transporte, alimentação e seguro acidentes.
Mais informações no site www.usiminas.com.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Adeus, Zilda!

Zilda Arns, médica sanitarista, uma das mais importantes figuras nacionais no combate à miséria no Brasil e no mundo, nos deixou.

Seu legado, se sempre lembrado e exercido, será garantia de um mundo melhor.
Adeus, Zilda!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Modificações com Photoshop devem ser divulgadas

Dois escândalos ocorridos em 2009 levaram os fotógrafos estadunidenses a querer que as editoras de revistas nos Estados Unidos sejam obrigadas a informar os leitores quando as fotos publicadas tiverem sido modificadas no programa editor de imagens Photoshop.

O primeiro caso envolveu a campanha publicitária da marca Ralph Lauren, na qual o quadril da modelo fotografada foi reduzido de tal forma que transformou-a em uma aberração.

O segundo escândalo foi com a atriz Demi Moore, que teve seu rosto retocado e ficou incrivelmente jovem, apesar de seus 46 anos de idade.

O advogado Paulo Roberto, no sítio Consultor Jurídico, analisa a questão sob a ótica da lei 9.610/98, dos Direitos Autorais para concluir que, no Brasil, a modificação de uma obra fotográfica sem a autorização do criador pode dar origem a ações judiciais por danos morais por parte do autor.

No entanto, ressalta que ainda são raras as ações no sistema judiciário brasileiro,de indenização a fotógrafos por danos morais decorrentes de violação da integridade de obras.

Fonte: Site Apijor, com informações do Conjur.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Jornalistas, só com diploma

Acordo firmado pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná e os donos das empresas de comunicação daquele Estado garante que os patrões manterão a convenção coletiva de Trabalho que prevê a contratação apenas de jornalistas formados.

Taí um exemplo pra ser seguido em todo o País.

Fonte: sítio da Fenaj.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sem mordaça

As novas mídias têm prós e contras, mas uma coisa é certa: elas evitam que coloquem mordaças na liberdade de expressão.

A chamada "permuta de censura", que consiste na troca de informações, objetivando que um blogueiro publique notícias de outro, foi idéia do jornalista Fábio Pannunzio e da economista Adriana Vandoni.

Pannunzio está proibido pela Segunda Vara Cível de Curitiba de veicular notícias sobre Deise Ziqui, brasileira investigada pela Polícia Federal por suposto envolvimento com quadrilha de tráfico de trabalhadores.

Adriana está proibida pela Justiça de Mato Grosso de publicar informações a respeito do presidente da Assembléia Legislativa local, José Riva, que responde a mais de 100 ações por improbidade administrativa.

A mais recente adesão à "permuta de censura" foi da jornalista Alcinéia Cavalcanti, proibida pela Justiça do Amapá de publicar notícias sobre a família Sarney.

Contra a mordaça imposta por alguns tribunais estaduais, a "permuta de censura" é uma proposta de se preservar o interesse público e a liberdade de imprensa.

Fonte: A Tribuna

domingo, 3 de janeiro de 2010

Palavra concretizada

Meu desejo para o ano que se inicia:

Que nossas palavras mentais positivas da passagem de ano sejam verbalizadas e concretizadas em todos os dias de 2010.

Namastê!!!!!!!!